Os evangelhos nos mostram o propósito que Jesus tinha quando chamou os seus doze discípulos. Disse que foi para que estivessem com Ele, para ensinar-lhes os princípios do Reino e para enviá-los a pregar e a anunciar este Reino entre os homens.
O mesmo propósito é connosco. Os discípulos do século XXI, também são chamados para primeiramente ter comunhão com Deus. Isto é o prioritário, porque ideias fenomenais todos temos, mas não se trata de fazer o que nós queiramos ou achemos que deve ser feito conforme o desenhamos. O que Deus quer é que passemos tempo com Ele para conhece-lo, entende-lo e poder discernir a Sua Vontade para com cada um de nós.
Só quando passamos tempo com Deus, podemos descobrir o que deseja de nós e também terá toda a liberdade para fazer as transformações que bem achar. O seu propósito é transformar-nos à imagem e semelhança do Seu Filho Jesus Cristo.
Quando caminhamos com Deus, Ele vai revelando o Seu Coração e vai-nos ensinando os princípios e segredos do Reino. Digo, segredos, porque Deus não revela tudo a qualquer um, só abre o Seu Coração quando encontra alguém sedento e com fome Dele, alguém mesmo interessado nas coisas Dele. Por isso Jesus falava por meio de parábolas e podia ver o interesse dos seus discípulos por tratar de entender o que ensinava. Deus quer ver se estamos interessados em aprender com Ele, se queremos saber mais e mais, não com o intuito de só ter uma mera informação, senão mas bem, entender o verdadeiro significado dos ensinos espirituais que o próprio Espírito de Deus nos revela, usando as Escrituras como base principal.
Quando nos deixamos moldar, transformar por Deus, estaremos preparando-nos para ser usados por Ele para realizar os Seus planos e Propósitos, já preparados desde antes da fundação do mundo. Como escrevia noutro dia, Deus não trabalha ao improviso, tudo está dentro dum propósito eterno, nada escapa ao seu controlo e direção. Podemos confiar inteiramente naquilo que Ele nos revela e instrui para realizar.
Para que serve o ensino bíblico? Para que realizemos exatamente o que Deus quer que façamos. Não me refiro a assistir a um instituto bíblico ou seminário teológico, isso é bom para aqueles que foram chamados para aprender a Bíblia e outras matérias nesses lugares. Refiro-me mais ao cristão comum, aquele que aceita a salvação e inicia a sua caminhada com Deus. O cristão é convidado a caminhar todos os dias com Deus, a nunca se afastar Dele, pelo contrário é convidado a aprofundar mais a relação com Deus.
É convidado a aprender os mandamentos e princípios que governam o Reino de Deus e torná-los reais na sua vida, não somente um mero ouvinte, senão mas bem, um praticante da Palavra de Deus. Na medida que cresce na graça e no conhecimento de Deus e da Sua Palavra, tornar-se-á num instrumento usado por Deus no meio deste mundo carente de Dele.
pr. Carlos Arellano