02/03/2016

SE A PESSOA NÃO QUER, NÃO ADIANTA!

O desejo de Deus é que aceitem o Seu convite, aceitar o Seu Filho Jesus Cristo como Senhor e Salvador e iniciar uma relação pessoal com Ele. Descobrir os seus mandamentos e propósitos para a nossa vida e nossa família e amigos.

Tudo isso e muito mais é do interesse Dele, mas isso não significa que queira se impor a força para que o aceites a como dê lugar. Porque se fosse assim seria algo feito sob pressão e tornar-se-ia uma obrigação.

Nada daquilo que façamos por obrigação ou imposição tem valor ante Deus, porque a Bíblia disse que se fazemos coisas, inclusive dar a nossa própria vida, mas não temos amor, de nada vale. Significa que se não fazemos as coisas de coração, isto é, voluntariamente ou por iniciativa própria, não adianta.

Deus não obriga nada a ninguém, Ele só revela Sua Vontade para connosco, tomar a iniciativa duma maneira positiva e participativa será uma decisão consciente e voluntária da nossa parte e o faremos porque queremos agradar-lhe, queremos obedecer-lhe, queremos fazê-lo porque queremos fazê-lo, não nos sentimos obrigados, nem pressionados a fazer algo que não queremos.

Se Deus pensa e age dessa maneira, nós também que somos parte do seu povo, devemos pensar e agir da mesma forma. Não podemos, nem devemos obrigar a ninguém a fazer algo que não quer. Podemos desejar o melhor para nosso próximo e até saber que é aquilo que precisa para sua vida, mas se não quer, não crê, temos que respeitar sua opção. Nós, não somos donos da vida de ninguém, Deus criou ao ser humano com livre arbítrio, noutras palavras com a capacidade de tomar suas próprias decisões.

Quando o ser humano está na etapa de criança é dependente dos seus pais, deve sujeitar-se as normas que eles estabeleçam, porém, como pais ou tutores devemos apresentar-lhes o evangelho e levar-lhos as reuniões da igreja, mas esperando que um dia eles tomem uma decisão consciente de seguir a Cristo, porque eles querem e não porque os pais lhes obrigam a fazer algo que não querem.

Se uma pessoa não quer, não adianta! Porque digo isto? Porque a pessoa fará todo por obrigação ou por pressão e acabará por desprezar o que tem valor, porque sentirá que lhe estão a impor algo que não quer. Ou não entende.

Seguir a Cristo, não deve ser algo imposto, forçado ou obrigado pela força ou coação. Tampouco deve sê manipular as pessoas com esquemas ou estratégias humanas, usando de subtilezas para que aceite ir a igreja ou que aceite a Cristo como Senhor e Salvador.

Nosso papel como cristãos é ser luz do mundo, anunciar a Cristo como o Caminho que nos leva a Deus e deixar ao Espírito Santo fazer seu trabalho, convencer ao pecador, é uma obra divina e não humana.

Quem crê e decide seguir a Cristo o fará como reposta a Seu Imenso Amor para com ele e não por obrigação.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...