01/03/2016

QUEIXA OU GRATIDÃO

“Da abundância do coração fala a boca” diz a Bíblia. Normalmente a pessoa que não tem Deus na sua vida manifesta a queixa pelas coisas que não lhe correm bem. Algumas são gratas porque foram educadas desde pequenas a ser agradecidas e educadas, seja na hora de cumprimentar ou ao receber um favor agradecem com sinceridade.

Agora, a Bíblia fala aos crentes em Cristo para que nenhuma murmuração ou queixa surja na sua boca, seja por qualquer motivo. A Bíblia narra a história de Israel e como muitos morreram no deserto por causa das suas queixas constantes, não lhes importava que Deus velasse diariamente por eles e providenciasse comida e água, ao mínimo contratempo murmuravam e queixavam-se e toda uma geração morreu no deserto e não entrou na Terra Prometida.

Nós não temos esperança numa terra qualquer aqui na Terra, a nossa esperança está em Cristo e que um dia virá buscar-nos para nos levar ao Lar Celestial por toda a eternidade. Só esse facto é suficiente para estar grato eternamente. É certo que não temos uma Terra Prometida aqui, temos sim a promessa duma Vida Abundante aqui com Cristo e muitos não a gozam por causa da queixa e murmuração, não crescem, nem amadurecem.

Para Deus, isso é um obstáculo para dar mais confiança e responsabilidade. O mesmo acontece com qualquer pai ou mãe que cria filhos, na medida que passa o tempo e os filhos vão crescendo e amadurecendo, outorgam-lhes responsabilidades, porque se não fazem isso, criarão filhos mimados, malcriados e desobedientes. A Bíblia diz que a obediência aos pais vai acompanhada com a promessa de longa vida.

Se Deus manda os filhos serem obedientes e gratos com os seus pais terrenos, quanto mais devemos sê-lo para com Ele, que nos dá a vida juntamente com o Seu Filho Jesus Cristo. O apóstolo Paulo menciona que nenhuma queixa deve sair da nossa boca; o autor do livro de Hebreus adverte para que nenhuma raiz de amargura brote nos nossos corações, porque isto contaminar-nos-á e afetará àqueles que nos rodeiam.

Em contrapartida a Bíblia encorajo-nos a ser gratos em todo o tempo, a agradecer a Deus por cada dia que nos permite viver com Ele aqui na Terra e um dia estar cara a cara com Ele.

Nós temos mais motivos para agradecer que estar a queixar-nos, falo como cristãos. Entendo que o mundo se amargue porque eles não têm Deus e só querem coisas que agradem os seus interesses egoístas e murmuram e queixam-se quando algo sai mal.

O cristão nascido de novo deve ser grato em todo o tempo, quer haja sol ou chuva, quer tenha dinheiro na conta ou não tenha, quer tenha saúde ou esteja a passar por um doença, viva numa casa própria ou numa casa alugada ou emprestada, esteja casado ou solteiro, viva num país do primeiro mundo ou viva num país do terceiro mundo, Deus está em todo lugar e a Sua presença enche o nosso ser completamente.

Então, queixas para que? Mas bem, obrigado, obrigado, obrigado, etc.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...