11/04/2016

A FILHA DA MULHER SIRO-FENICIA


Jesus deixou então aquela parte do país e foi até Tiro e Sidom. Uma mulher de Canaã que ali residia veio ter com Ele, e pediu-lhe muito: “Tem pena de mim, Senhor, filho do rei David! Porque a minha filha tem dentro dela um demónio que anda sempre a atormenta-la!”

Jesus não lhe deu reposta. Os discípulos começaram a insistir com Ele para que a mandasse embora: “Diz-lhe que se vá; aquela lamúria incomoda-nos”. Jesus disse então à mulher: “Fui mandado a socorrer os Judeus, as ovelhas perdidas de Israel, não os gentios”.

Ela aproximou-se e, suplicando novamente: “Senhor, ajudai-me!”

“Não está certo tirar o pão aos filhos e dá-lo aos cães”. Disse Ele.

“É verdade, sim, mas até os cachorrinhos debaixo da mesa se permite que comam as migalhas que vão caindo”.

“Mulher, a tua fé é grande; o teu pedido foi satisfeito”. E a filha ficou curada naquele mesmo instante. Mateus 15:21-28

Será que Jesus era indiferente a necessidade dessa mulher siro-fenicia? Não lhe importava que a filha sofresse debaixo do jugo do demónio? Penso que não.

Deus muitas vezes vá testar nossa fé, sejamos crentes com muitos anos ou tenhamos pouco tempo na vida cristã. Esta mulher não era parte do povo de Israel. Eles chamavam aos não judeus de cães, era um uso comum naquela época. Jesus não estava a ser malvado ou déspota, estava a testar o coração dessa mãe, se a busca dela era mesmo sincera e reconhecia que Jesus era o Filho de Deus.

A mulher não lhe importou humilhar-se ante Jesus e Ele reconheceu sua atitude humilde e genuína. Jesus conhece os corações dos homens e mulheres que aproximam-se a Ele. Jesus sanou a muita gente que só queria a bênção física, material, mas no fundo dos seus corações não lhes interessava estabelecer um vínculo com Deus, na pessoa do Senhor Jesus, Aquele que foi enviado ao mundo para salvar ao pecador.

Não importa qual é tua origem, nação, raça, cor, nível económico, etc. Se tua aproximação a Jesus é sincera e verdadeira, porque no fundo do teu coração queres não só a cura ou libertação ou provisão, senão, queres mesmo estar unido a Deus por meio de Jesus Cristo, Ele nunca rejeitar-te-á. Às vezes será necessário insistir, não porque Jesus se faça difícil para ajudar-nos, senão, que Ele quer que sejamos persistentes, isto ajudará na formação do nosso carácter cristão e Deus honrará nossa fé como aconteceu com a mulher siro-fenicia e sua filha.

Insiste!

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...