Como humanos não gostamos que nos respondam não a algo que queremos. Toda a filosofia do presente século está orientada para receber sim a tudo aquilo que pedimos ou desejamos. As crianças só querem ouvir sim da parte dos seus pais e revoltam-se quando lhes é negado algum pedido; podemos observa-lo em alguns lugares, como elas fazem cenas quando ouvem não e provocam um escândalo e os pobres pais passam por um momento embaraçoso ante desconhecidos.
Quanto mais depressa ensinemos aos nossos filhos ou netos pequenos que a palavra não também é beneficiosa para eles, nos pouparemos de descendentes malcriados e caprichosos, que podem tornar-se rebeldes a toda autoridade na medida em que crescem.
Isto, não só nos deve ser ensinado no âmbito da família, também deve ser ensinado na congregação dos santos. Hoje, com o ênfase desmedido que se faz dentro do ambiente cristão, que podemos e devemos ter todas as coisas, especialmente coisas materiais ou com a ideia que Deus está a nossa inteira disposição para nos dar tudo o que queiramos, que basta só pedir, crer e reivindicar até conseguir o que queiramos. Interessante é ver que encontramos cristãos frustrados e amuados porque Deus não lhes responde positivamente ao seu pedido.
Deus às vezes responderá não e essa será a sua perfeita, boa e agradável vontade para a nossa vida. Será que estás preparado para aceitar um não de Deus a um pedido que lhe faças?
Se nós como pais terrenos, usando da sabedoria que Deus nos dá, dizemos aos nossos filhos: Não. Não para contrariá-los, senão, porque achamos que não convém para as suas vidas ou porque achamos que não é o momento certo, então, quanto mais o nosso Pai celestial que nos conhece duma maneira mais profunda, não saberá que é o melhor para nossa vida e se Deus achar por bem responder-nos não, é porque na verdade essa é para nós a reposta correta.
Jesus quando estava no jardim de Getsémani pediu ao Pai que se fosse possível o poupasse desse momento que se avizinhava e a reposta foi não e Jesus mesmo não esperou uma reposta, Ele submeteu-se voluntariamente, por isso quando entendeu que era necessário, não protestou, alias nunca vê-se a Jesus protestando contra a maneira como seu Pai o guiava.
Não deve ser também em nós ter a mesma atitude, entender que não todo o que queremos nos será concedido, por melhor e lógico que pareça ante o nosso critério. Uma atitude madura deve ser estar pronto a aceitar incondicionalmente a vontade de Deus. Podemos pedir a Deus coisas ou apresentar ante Ele desejos? Sim. Mas, devemos confiar na Sua Soberania e deixar que Ele responda como bem achar e se a reposta é não, então, glória a Deus!
Nada de amuos!
pr. Carlos Arellano