13/04/2016

DEUS GUIA OS NOSSOS PASSOS


Um dos grandes desafios de alguém que rende-se ao senhorio de Cristo e deseja andar no Espírito, vai ser a submissão incondicional a sua guia. Normalmente a maioria dos homens são independentes nas suas decisões, determinam o caminho por onde vão a andar, seja bom ou mau, chama-se livre arbítrio, já nascemos com ele. Também vamos encontrar pessoas com personalidades mais fracas e inseguras, que praticamente tem que dizer-lhes tudo o que tem que fazer, não conseguem tomar decisões por eles mesmos e também por suposto, aqueles que são doentes e precisam de acompanhamento.

Mas falando de pessoas que estão em todas as suas faculdades e aceitaram a salvação em Cristo. A partir desse momento nossa vida já não nos pertence, agora somos propriedade de Deus, não como meros objetos sujeitos a arbitrariedade dum deus qualquer, senão, filhos e filhas do Deus Altíssimo, o qual nos ama e tem planos específicos para cada um que faz parte da sua família. Temos que aprender a confiar na sua guia para connosco.

A Bíblia disse que não é do homem ordenar seus passos, Deus é que está no controlo de todas as coisas. Todo o que acontece neste mundo está debaixo de seus desígnios. Isso não significa que aprove toda e qualquer conduta imprópria que o ser humano realiza; Deus não aprova a maldade e todo o mal que nos vemos procede do próprio ser humano, inclinado a isso por causa da sua natureza corrompida, mas cada um responderá ante o Criador um dia pelos seus atos, o juízo será individual e ninguém escapará a ele.

Como cristãos devemos seguir as instruções que o Espírito de Deus nos vá indicando, seja através da Bíblia, os mensageiros de Deus ou qualquer outra forma que use para comunicar-se connosco. Nosso espírito saberá e entenderá quando Deus está nos guiando para um propósito específico. Não esqueçamos que nossa passagem pela vida é breve e é nesse período que devemos ser guiados por Deus para estar no lugar certo fazendo o que está certo conforme os seus propósitos.

Não podemos ir pela vida como cristãos fazendo o que nos apetece e como nos queremos, alias, até pode se fazer isso, mas não significa que Deus aprove. Existem cristãos que põem a Deus de lado e fazem as coisas como eles querem, são guiados pelos seus próprios critérios, ideias e interesses. A própria Bíblia nos mostra casos específicos de pessoas que eram do povo de Deus, mas fizeram o que eles ou elas acharam, não houve uma guia por parte de Deus, porque deixaram essa possibilidade fora das suas vidas.

Igual pode acontecer com qualquer cristão nos dias de hoje, desconsiderar abertamente a guia de Deus em relação aos passos a seguir e seguir seus próprios passos a sua maneira, segundo a imaginação do seu coração. Por acaso deixo o aviso: Deus não aprova essa conduta!

O Senhor deve ser quem guia nossos passos!

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...