O mundo está plagiado de deuses inventados pelos homens e muitos deles inspirados pelo diabo, que a Bíblia o apresenta como o pai de mentira. Ele engana aos homens e mulheres e eles aceitam viver nesse engano, acreditando mais num deus qualquer que colocar sua fé no Deus Verdadeiro, Criador dos céu e da terra e de todos os que habitam neles.
Existem muitos tipos de deuses. Normalmente as pessoas que aceitam a Cristo e se aproximam das Sagradas Escrituras descobrem que aqueles rituais e cerimonias ante os ídolos, sejam imagens de virgens, santos ou diversos cristos, seja em madeira, gesso, pedra e todo tipo de material, não agrada a Deus, alias, descobrem que há um mandamento especifico nos Dez Mandamentos para não inclinar-se nem adorar tais objetos que são apresentados como o mesmo Deus, mas na realidade não passa dum ídolo que para nada serve.
As pessoas na sua cegueira espiritual colocam sua fé e esperança nesses deuses ou ídolos e lhes atribuem todo tipo de benefício que obtém. Na verdade no mundo também habitam muitas pessoas que não tem religião nenhuma, não se inclinam nem adoram deus nenhum e são beneficiadas com muitas bênçãos e não atribuem mérito a nenhum deus ou ídolo, senão, a sorte, a seu esforço, etc.
O apóstolo Paulo escreveu em suas cartas que os ídolos, deuses do mundo, nada são, não tem poder nenhum. É um erro atribuir-lhes força, poder ou afirmar que tem capacidades para fazer milagres. Há um princípio natural e está escrito na Bíblia: O Sol sai para os bons e para os maus. A chuva cai no campo do crente e do incrédulo. Tratar de atribuir poderes e glórias aos deuses do mundo é ofender a Deus, é querer tirar-lhe a Glória que Ele merece e querer outorgar-lha a um deus qualquer ou ídolo qualquer.
Os deuses deste mundo não têm capacidades para mediar diante de Deus. O único mediador entre Deus e os homens é Jesus Cristo, Seu Filho amado que veio ao mundo, se fez carne e habitou entre os homens e deu sua vida a favor deles, levando o pecado de cada um de nós na cruz do calvário, assim obedeceu e deu glória e honra a Quem o havia enviado, Seu Pai e morreu no nosso lugar e ao ressuscitar dentre os mortos, abriu um caminho para que possamos chegar a mesma presença do Deus Altíssimo, não por nossos próprios méritos ou os mérito dum deus qualquer ou ídolo qualquer, senão, pela obra salvífica obtida por Jesus Cristo. A Ele seja dada toda glória e honra!
Amigo, amiga se tua fé está depositada nalgum deus deste mundo, nalgum ídolo em particular, porque foi isso que teus pais ensinaram-te ou aprendeste por ti mesmo, na hora da verdade, que é a morte, passar desta vida para a outra, esses deuses nada fará por ti, porque na verdade não existem, és uma mentira.
Não adores nem reverencies os deuses deste mundo. Adora ao Deus Vivo e Verdadeiro!
pr. Carlos Arellano