Porque nos é imposta essa ordem como cristãos. Não de parte duma instituição, organização, nem homem ou mulher algum, senão pelo próprio Senhor Jesus Cristo.
Depois de ressuscitar, o Senhor Jesus apresentou-se a seus discípulos para mostrar-lhes que estava vivo e que desejava viver no coração de todo aquele que crê-se Nele e momentos antes de ascender aos céus, Jesus deu-lhes uma ordem a seus discípulos que estavam presentes e que também nos abrange a nós como discípulos de Jesus do século XXI: “Ide por todo o mundo e pregai este evangelho a toda criatura”.
Essa ordem não acaba quando o evangelho chega a nossa vida duma maneira pessoal, é a partir desse momento que a ordem continua sendo imperativa através de nós, porque ainda há pessoas que precisam ouvir a pregação do evangelho.
Enquanto a igreja esteja na Terra, a ordem de pregar o evangelho está vigente e cada um de nós deve fazer o seu melhor para que seja cumprida através de nós. Os primeiros discípulos obedeceram e o evangelho através dos tempos tem sido anunciado, apesar das oposições que se levantaram e levantam-se ainda hoje nalguns lugares. Muitas vezes a oposição provoca o contrário, em vez de apagar ou extinguir a pregação, ela aumenta e ainda expande-se com maior força e poder.
A Bíblia disse que se não pregamos como ouvirão, como crerão o evangelho. Também disse que a fé que salva vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Podemos falar coisas bonitas, suaves, simpáticas, mas isso não salvará a ninguém; é necessário a mensagem do arrependimento, de reconhecer nossa condição como homens e mulheres pecadores e entender que as boas obras não nos salvarão, nem ser parte duma religião qualquer. Ter uma filosofia bonita da vida, onde não me intrometo na vida de ninguém e não faço mal a ninguém e que umas obras de caridade são suficientes para ganhar o céu e o favor de Deus, isso é um engano.
Ninguém, absolutamente ninguém ganha o céu por si mesmo. O único que pode salvar-nos é Cristo, só quando pomos a nossa fé na sua Obra de Salvação, pedindo perdão pelo nosso pecado e aceitando-o como Senhor e Salvador da nossa vida.
Hoje, devemos aproveitar toda oportunidade para anunciar o evangelho. É importante que entendamos que nós não temos poder para convencer a ninguém, nem converter a ninguém, isso é Obra do Espírito Santo, nós somos meros canais que pregamos, anunciamos, proclamamos o evangelho.
Quem crer será salvo, quem não crer já está condenado!
pr. Carlos Arellano