18/04/2016

ABRAÃO VIII



Deus decide visitar pessoalmente Abraão e Sara juntamente com dois anjos. Até aquele momento só tinha falado em sonhos, mas chegou o momento de cumprir a promessa que tinha feito a ele, que teria descendência e que seria bênção para todas as nações da Terra.
Abraão era um homem hospitaleiro e levava a sério este costume, muito próprio do Meio Oriente. Quando avistou estes três personagens misteriosos que apareceram diante dele, prontificou-se a receber-lhos e atender-lhos, dando instruções a esposa para que preparassem comida e bebida para eles e sentou-se a porta da tenda.

Na conversa que tiveram e que Sara ouviu, foi-lhe dito que teria um filho brevemente. Quando Sara ouviu, riu-se, porque na sua mente não concebia que teria novamente prazer de experimentar algo semelhante, no sentido de ter prazer com o marido na intimidade e poder ter um filho, parecia algo inconcebível e provocou-lhe riso.

Foi confrontada e negou ter-se rido, mas a Deus nada lhe escapa, Ele conhece o mais íntimo dos nossos sentimentos, por mais que lhos escondamos ante os homens.

A reposta foi que para o Senhor não há nada difícil. Ele é poderoso para fazer muito mais além daquilo que imaginamos ou pensamos e apesar da idade avançada de Abraão e Sara, Ele lhes daria uma descendência, daqui a nove meses.

A risada de Sara não era zomba, nem desprezo ante tamanha afirmação, ainda vinda do próprio Deus, senão mas bem de incredulidade, perplexidade ante algo que humanamente parecia impossível. Creio que a risada de Sara foi mais de nervos e não uma risada dum zombador que não crê em nada. Todos nós alguma vez já nos rimos de nervos ante algo que nos surpreendeu ou que achamos fora do normal, isso não nos faz que sejamos incrédulos ante o que Deus manifesta querer fazer em nós e através de nós.

Não importa qual seja tua idade, estado ou situação em que te encontras atualmente; se no coração de Deus há planos a teu favor para realizar alguma coisa que talvez um dia desejaste, mas já passou-se muito tempo e humanamente está fora do lógico, para Deus não é impossível.

Deus é Deus e por tanto é Soberano para fazer o que Ele quer e não vai se deter por causa duma risada nervosa que possamos expressar abertamente ou ocultamente. Deus amava a Abraão e Sara e conhecia sua fidelidade através dos anos, como também suas falhas e limitações e apesar disso os escolheu para começar a formação do seu povo. 

Para Deus não há nada difícil, nem impossível e se Ele escolheu-te para um propósito, então aceita-o de bom grau e alegra-te no Senhor, porque grandes e maravilhosas são as suas obras.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...