19/04/2016

ATRAVÉS DOS ANOS


Definir a alguém como convertido porque um dia orou a oração do penitente nalgum culto da igreja ou repetiu uma oração de arrependimento que alguém orientou palavra por palavra, não garante que a pessoa nasceu de novo. Também, é possível que venha acontecer dessa forma, porque nesse instante creu a verdade do evangelho e reconheceu a Cristo como seu Salvador.

Mas, é só através dos anos que podemos verificar que essa pessoa nasceu de novo, porque o tempo vá revelando o fruto. A parábola do semeador o ilustra, dá como exemplo que três sementes foram lançadas, uma caiu ao lado do campo, outra não teve raiz profunda e outra cresceu entre espinhos e somente uma deu fruto a trinta, a sessenta e a cento por um. Igual acontece no campo agrícola, não todas as sementes dão fruto para ser colhido posteriormente.

Na vida cristã chamamos a todos aqueles que frequentam a Casa de Deus de irmãos e irmãs, mas não tomamos em conta o fruto dessa vida. A Bíblia disse que a árvore boa dá bons frutos, mas a árvore má dá frutos maus. Imediatamente são chamados de irmãos porque fez uma curta oração do pecador e muitas vezes nem a própria pessoa entende o que está fazer, porque praticamente lhe estão a impor o que deve fazer. Quem convence é o Espírito Santo e quem produz o novo nascimento é o Espírito Santo. O homem ou mulher por mais boa intenção que tenha não produz esse novo nascimento e nos emocionamos muito depressa e não esperamos que o fruto se manifeste.

Porque digo através dos anos? Porque o tempo irá revelando o que está no coração da pessoa. Claro que existem pessoas, que imediatamente que aceitam a Cristo começa a suceder algo na sua vida e serão manifestos os primeiros sinais de que nasceu de novo. Com o passar do tempo, notar-se-á que verdadeiramente dita pessoa nasceu de novo.

Há pessoas que entram no ambiente da igreja, que são boas pessoas e sempre foram assim, bons conjugues, bons pais, bons trabalhadores, bons cidadãos, mas isso não é suficiente para ser salvos e muitas vezes nos enganamos, porque como os vamos conhecendo e os achamos que são boas pessoas, partimos do princípio que já são salvos. O fruto do Espírito é muito mais que ser boa pessoa, é necessário nascer de novo para que esse fruto se manifeste, juntamente com uma atitude madura e só através dos anos vê-se isso.

Na igreja encontramos cristãos que através dos anos o único fruto que manifestam é carnalidade e mundanalidade, porque é o espírito deles que reina neles, não cooperando com o Espírito Santo e continuando a ser senhores e senhoras da sua vida.

Só através dos anos vemos quem se converteu de verdade.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...