Depois de ser salvos, de haver aceitado a Cristo, uma das coisas que devemos entender é saber exatamente onde Deus nos quer. Todo crente em Cristo precisa de congregar-se, ligar-se a uma comunidade de fé; não existe a ideia do cristão solitário, se bem certo que existem.
O básico é descobrir o lugar onde Deus quer que cresça, onde possa ser discipulado, treinado para poder servir ao Senhor e aos meus semelhantes. Como crente só assisti a duas congregações, a primeira foi onde ouvi o evangelho e frequentei-a os primeiros anos da minha vida cristã, a segunda já estava a dar os meus primeiros passos como jovem ministro, cooperando com o missionário responsável. Depois disso, todo ministério e congregação que frequentei e frequento sempre foram o lugar onde Deus me queria. Não tenho lembrança de ter estado a frequentar uma congregação onde não era o meu lugar.
Já esteve visitando congregações onde ouvi claramente a voz do Espírito dizendo a meu espírito: Aqui não é o teu lugar! Não se trata que dito ministério e membros da comunidade estejam mal, trata-se de entender e saber onde Deus nos quer.
A Bíblia fala que a vontade de Deus é perfeita, boa e agradável, por isso é importante entender-lha e o lugar que frequentamos e servimos tem um papel importante. Se estamos num lugar onde Deus não nos enviou, desperdiçaremos tempo, energia, recursos em algo que não contribuirá para nosso crescimento.
Não estou a dizer que existam congregações boas ou más, porque no fim de contas é só uma igreja, só que está diversificada em diferentes ministérios, espalhados por todo o mundo.
Qual é o meu lugar? A reposta só pode dar-te-á o Espírito Santo, quem nos guia a toda verdade como filhos e filhas de Deus. Nenhum homem ou mulher seja ministro de culto ou não deve determinar qual é o meu lugar, são decisões pessoais, porque nos adoramos a um Deus pessoal que lida pessoalmente connosco. Deus tem propósitos para cada um dos seus filhos e às vezes infelizmente alguns nunca os descobrem porque sempre estão no lugar equivocado e não no lugar onde Deus os quer.
Se és um crente que só assiste para aquecer a cadeira, então qualquer lugar onde Cristo é pregado é bom. Mas se você é um cristão que quer fazer a vontade de Deus, então se esforçará por entender qual é o seu lugar dentro do Corpo de Cristo e se congregará no lugar que Deus determinou para si e os seus, será uma das tuas prioridades.
Se assim fazes, nunca ouvirás de parte do Senhor o seguinte: Aqui não é o teu lugar!
pr. Carlos Arellano