Não basta crer que Deus existe ou que nos ama ou que tem um propósito para a nossa vida como seus filhos, temos que aprender a confiar Nele.
A confiança é algo que vai-se desenvolvendo nos relacionamentos que temos com os nossos semelhantes, seja no âmbito familiar, laboral, amizades e também dentro da congregação. Na medida que aprofundamos a relação e onde exista amor e respeito de maneira mutua a confiança desenvolver-se-á. Também acontece na relação entre o crente e Deus.
As circunstâncias que nos precederam antes de conhecer a Deus são diferentes entre os cristãos, algumas são parecidas, mas o importante é que Deus chegou a nossa vida e por meio da obra de convencimento que o Espírito Santo faz em nosso coração e mente, arrependemo-nos e aceitamos a salvação oferecida por meio de Cristo Jesus.
No princípio ficamos alegres e felizes por tamanho descobrimento, Deus em nós, habitando neste corpo frágil e falho e tendo a certeza que nosso pecado, aquilo que nos separava do nosso Criador foi perdoado e esquecido. Mas, a partir do momento que cremos em Deus, começa uma caminhada, onde o Senhor nos levará pelos caminhos que Ele traçou desde antes da fundação do mundo e alguns caminhos não são fáceis, pelo contrário são difíceis, complicados, onde muitas vezes perdemos o controlo, são situações que escapam a nossa capacidade de controlar e precisamos depender 100% de Deus.
Deus quer que confiemos Nele, que o propósito Dele é cuidar-nos durante todo nosso peregrinar na Terra. Há coisas que Ele planeja que nossa mente humana, finita como ela é, não compreende. Nem tampouco Deus está interessado em que entendamos tudo, Ele quer só que aprendamos a confiar inteiramente Nele. Ter uma atitude assim muitas vezes provocará um conflito interno, haverá lutas, batalhas, especialmente mentais que debater-se-ão dentro de nós, porque o ser humano e inclusive o cristão não foge a isso, sempre quer controlar todas as situações.
Por isso chama-se o caminho da fé. A fé muitas vezes contraria o sentido comum; como seres humanos queremos analisar tudo. A Bíblia disse que os pensamentos e caminhos de Deus estão por cima dos nossos e Deus pode levar-nos a fazer coisas que humanamente são incompreensíveis, que não dá para entender, mas Ele sabe que é o melhor para nossa vida.
Confiar em Deus significa depender Dele, até nas decisões que toma por nós. Há coisas que Ele confiará em que saberemos usar nosso critério como pessoas inteligentes, mas há outras, que nos colocará na posição de confiar Nele ou desconfiar Dele.
Confia em Deus!
pr. Carlos Arellano