Testemunha falsa ou falso testemunho | Isto que Deus aborrece é parecido ou opera da mesma forma que a segunda coisa: língua mentirosa. Quem levanta falso testemunho é uma pessoa que pratica a mentira como estilo de vida, não se incomoda com suas mentiras, brotam de maneira natural, porque está habituado a fazê-lo constantemente.
Quem levanta um falso testemunho contra alguém, caracteriza-se por ser cínico, porque de maneira descarada é capaz de ir até um tribunal e jurar que está a dizer a verdade, quando é todo o contrário, não se importando estar diante dum magistrado nem as consequências que derivem se for apanhado.
Uma testemunha falsa prestar-se-á a actuar a favor dum interesse pessoal ou de outrem, a fim de querer destruir a imagem ou reputação de quem se está acusar e dizer coisas que não são verdade. Na prisão encontram-se pessoas cumprindo penas por causa de testemunhas falsas e os verdadeiros culpáveis andam livres. Há pessoas que prestam-se a ser falsas testemunhas por dinheiro, alguém paga para que acusem ou difamem e normalmente este tipo de pessoas não tem escrúpulos nem consideração pelo seu próximo.
Os religiosos que julgaram e condenaram a Jesus usaram-se de falsas testemunhas, que foram incumbidos de dizer mentiras acerca de Jesus, distorcendo suas palavras e acusando-o abertamente de estar blasfemando o Nome de Deus. Jesus não discutiu nem brigou com eles, mas Suas Palavras foram firmes como sua convicção e isso só de por si desmascarou e desarmou a seus detractores.
Sempre aparecerá alguém a acusar-nos de alguma coisa, alguma mentira inventada com o único objectivo de destruir nossa imagem ante os outros. Especialmente quando estás no ministério servindo a Deus, o próprio Satanás usará pessoas do mundo para apresentar argumentos mentirosos para desacreditar a nossa obra; infelizmente já encontrei crentes que trabalham mais a favor do diabo que do Espírito Santo e muitas vezes andam espalhando mentiras, boatos que ouvem dos outros, afirmando coisas como se fossem verdades absolutas.
O cristão foi chamado para ser um arauto da verdade e a mentira não deve fazer parte da sua vida. Nossa mensagem deve estar acompanhada dum estilo de vida que condiga com aquilo que falamos. Nunca devemos prestar-nos a ser testemunhas falsas e ainda que ouçamos alguma coisa acerca de alguém ou algo, comprova primeiro se é verdade ou mentira. Não sejas um gravador!
As falsas testemunhas e os falsos testemunhos, um dia, cedo mais tarde são descobertos como o foram aqueles que acusavam a Jesus e a vergonha cobrirá seus rostos por sempre.
pr. Carlos Arellano