13/06/2016

EU SOU A LUZ DO MUNDO


Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12

Moralmente e espiritualmente o mundo em que vivemos está em trevas. Quando a Bíblia fala do mundo refere-se ao sistema que governa este mundo, onde Deus não é considerado; não se refere ao planeta, que de por si tem muitas e belas coisas para desfrutar-lhas como habitantes. 

As trevas que dominam este mundo impedem que as pessoas possam ver a glória de Deus, seus olhos estão cegados e não conseguem enxergar o amor de Deus. Quando Jesus declarou que Ele mesmo era e é a luz do mundo é porque está pronto a iluminar a toda vida que anda em trevas, debaixo do domínio do pecado.

Quando o pecado que nos separa de Deus domina nossa vida, nossa natureza, andamos por caminhos que não agradam a Deus. Com Cristo não haverá obscuridade espiritual, não andaremos tropeçando, como acontece quando entramos num quarto sem luz no meio da noite, torna-se difícil mobilizar-nos e estamos sujeitos a acidentes.

Quando a luz de Cristo não está alumiar nossa vida, nossa mente e alma está em escuridade. Podemos ver as coisas naturais que nos rodeiam e até desfrutar-lhas com nossa vista natural. Mas, espiritualmente está em escuridão, como aquele que anda no meio dum nevoeiro, não consegue ver o que está à frente.

A Bíblia também disse que a luz veio ao mundo, mas os homens e mulheres amaram as trevas. Rejeitaram consciente e voluntariamente a Cristo, porque seu amor pelo mundo e as coisas do mundo eram mais fortes e eram o objeto da sua adoração. Não quiseram e não querem nada com o Deus Vivo e por isso recusam sua salvação por meio de Cristo.

No mundo há muitas luzes como as religiões, as filosofias, as ideias humanas e outras coisas que apresentam-se como indicadores do caminho que livraram ao homem e a mulher da sua vida de confusão; mas, nessas luzes que oferecem não consideram ao Deus da Bíblia. Alguns consideram o nome de Deus para dar-lhe um toque de espiritualidade, mas não apresentam a Cristo como a luz do mundo, senão, suas próprias ideias inventadas por eles.

A luz de Cristo quer resplandecer no coração dos homens e mulheres que pela fé considerem a Cristo como Senhor e Salvador. Só quando aceitamos a Cristo como salvador pessoal, sua luz resplandecerá em nossos corações e toda treva que existir desaparecerá. Será como quando entramos num quarto que está a escuras e ligamos o interruptor, a luz fará desaparecer toda treva e poderemos mover-nos a vontade e liberdade.

Igual acontece nas nossas vidas quando a luz de Cristo resplandece dentro de nós, andaremos na sua luz e não haverá nenhuma treva que nos faça tropeçar e cair.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...