Já reparou na diversidade de raças que existem no mundo? Já reparou na diversidade de idiomas que existem no mundo? Já reparou na diversidade de cores que existem no mundo?
Poder-se-ia enumerar tantas coisas diversas em todas as áreas da vida. A igreja de Cristo não escapa a essa realidade, ela está composta por indivíduos de todas as nações, de todas as línguas, de todos os estratos sociais, de todas as idades e assim por diante.
A Bíblia ensina que aqueles que compõem a igreja de Cristo devem esforçar-se por conservar a unidade no meio da diversidade. Não estou a falar do movimento inter-religioso ou mais conhecido como ecuménico, onde procura-se a unidade entre as diversas religiões que existem, passando por alto as suas diferenças, esse é um movimento promovido pelos homens, não pelo Espírito Santo.
Aquilo que procede do coração de Deus tem que ver com a unidade no meio do seu povo, entre aqueles que nasceram de novo, pelo Espírito de Deus. O desafio de cada crente em Cristo é aprender a viver em unidade com seu irmão e irmã, apesar das diferenças que tem cada um.
Chegar a um só entendimento sobre todas as coisas é impossível. Por exemplo, há cristãos que gostam do culto de manhã, outros de tarde e outros de noite. Quem tem a razão? Nenhum! Cada um é livre para fazer suas escolhas enquanto família, trabalho e inclusive frequentar determinada igreja. Mas, aquelas decisões que tomamos não devem ser motivo de quebra da unidade espiritual, nunca devem ser motivo de separação, temos que aprender a respeitar as preferências de cada um.
Jesus nunca pensou que sua igreja fosse um exército de robôs, todos iguais. O conceito bíblico de unidade é saber conservar dita unidade no meio da diversidade. A unidade é espiritual e devemos ter o mesmo pensar, sentir, amor, parecer que houve e há em Cristo. Quando nos tornamos como Cristo e vivemos como Ele viveu quando estive na Terra, então, estaremos vivendo da mesma maneira que Ele viveu, e saberemos viver em unidade com nossos irmãos e irmãs.
Em cada congregação local há pessoas diferentes, cada um com seu dom ou dons, além dos seus talentos naturais, com personalidades e caracter diferentes a nós. Temos que saber relacionar-nos com eles, não podemos tratar de impor que eles sejam como nós somos, nem eles devem tratar de impor que sejamos como eles são, temos que respeitar-nos em nossas diferenças.
Quando se intenta mudar a alguém pela força e não deixamos que o Espírito Santo aja com plena liberdade sobre cada um de nós, estaremos quebrando a unidade. Assim como Deus está trabalhando em nossa vida com nossas características únicas e peculiares, assim também Deus está trabalhando no meu irmão e irmã. O que devemos fazer é viver em unidade, unidos pelo Espírito de Deus, apesar das nossas óbvias diferenças.
Conserva a unidade no meio da diversidade!
Pr. Carlos Arellano