13/07/2016

CONSERVANDO A UNIDADE NO MEIO DA DIVERSIDADE


Já reparou na diversidade de raças que existem no mundo? Já reparou na diversidade de idiomas que existem no mundo? Já reparou na diversidade de cores que existem no mundo?

Poder-se-ia enumerar tantas coisas diversas em todas as áreas da vida. A igreja de Cristo não escapa a essa realidade, ela está composta por indivíduos de todas as nações, de todas as línguas, de todos os estratos sociais, de todas as idades e assim por diante.

A Bíblia ensina que aqueles que compõem a igreja de Cristo devem esforçar-se por conservar a unidade no meio da diversidade. Não estou a falar do movimento inter-religioso ou mais conhecido como ecuménico, onde procura-se a unidade entre as diversas religiões que existem, passando por alto as suas diferenças, esse é um movimento promovido pelos homens, não pelo Espírito Santo.

Aquilo que procede do coração de Deus tem que ver com a unidade no meio do seu povo, entre aqueles que nasceram de novo, pelo Espírito de Deus. O desafio de cada crente em Cristo é aprender a viver em unidade com seu irmão e irmã, apesar das diferenças que tem cada um.

Chegar a um só entendimento sobre todas as coisas é impossível. Por exemplo, há cristãos que gostam do culto de manhã, outros de tarde e outros de noite. Quem tem a razão? Nenhum! Cada um é livre para fazer suas escolhas enquanto família, trabalho e inclusive frequentar determinada igreja. Mas, aquelas decisões que tomamos não devem ser motivo de quebra da unidade espiritual, nunca devem ser motivo de separação, temos que aprender a respeitar as preferências de cada um.

Jesus nunca pensou que sua igreja fosse um exército de robôs, todos iguais. O conceito bíblico de unidade é saber conservar dita unidade no meio da diversidade. A unidade é espiritual e devemos ter o mesmo pensar, sentir, amor, parecer que houve e há em Cristo. Quando nos tornamos como Cristo e vivemos como Ele viveu quando estive na Terra, então, estaremos vivendo da mesma maneira que Ele viveu, e saberemos viver em unidade com nossos irmãos e irmãs.

Em cada congregação local há pessoas diferentes, cada um com seu dom ou dons, além dos seus talentos naturais, com personalidades e caracter diferentes a nós. Temos que saber relacionar-nos com eles, não podemos tratar de impor que eles sejam como nós somos, nem eles devem tratar de impor que sejamos como eles são, temos que respeitar-nos em nossas diferenças.

Quando se intenta mudar a alguém pela força e não deixamos que o Espírito Santo aja com plena liberdade sobre cada um de nós, estaremos quebrando a unidade. Assim como Deus está trabalhando em nossa vida com nossas características únicas e peculiares, assim também Deus está trabalhando no meu irmão e irmã. O que devemos fazer é viver em unidade, unidos pelo Espírito de Deus, apesar das nossas óbvias diferenças.

Conserva a unidade no meio da diversidade!

Pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...