Estas palavras foram escritas na Bíblia várias vezes e especialmente quando algum individuo ou o povo de Deus encontrava-se ante um perigo iminente. Deus surgia com Seu potente voz para trazer paz a quem se encontrava em aflição.
Existem muitas e diversas formas de atemorizar a alguém, como por exemplo: notícias assustadoras, ataque iminente, rumores verdadeiros ou inventados, diagnósticos clínicos, ameaças e tantas outras coisas.
O cristão nascido de novo não está isento de sentir temor ou medo ante uma possível ameaça ou perigo real. Ele ou ela devem aprender a confiar e descansar no Senhor, porque sua vida está nas Suas mãos. Desde o momento que entregamos nossa vida a Ele, o Senhor toma conta de cada um de seus filhos. Não há garantia que a nossa vida será intocável, porque o próprio Senhor Jesus advertiu que no mundo teríamos aflições. Isso significa que se levantariam situações reais ou imaginadas que poderiam perturbar a paz do crente. O temor e o medo podem chegar a paralisar o avanço da vida cristã, podem levar ao crente ao pânico e que tome decisões impulsivas por causa do desespero que o atinge mentalmente, emocionalmente e até espiritualmente.
O conselho bíblico é que nos conservemos sóbrios e confiantes. Presta atenção: Você viverá até o dia que Deus o determinou! Não é Satanás, nem o mundo que determina o que nos posa passar, o Senhor está acima de tudo isso. E se por acaso o crente morrer, que é o último passo nesta vida ou sofrer uma determinada prova, o Senhor está por cima, se Ele o permite e você está vivo, é porque Ele ajudar-te-á a vencer todo obstáculo ou dificuldade.
O importante é não deixar que o temor, o medo o domine. Por isso Deus de vez enquando fala para nós essas palavras, porque sabe que somos carne e sujeitos aos temores. Há situações que podem atemorizar-nos? Sim. Há situações que podem levar-nos a sentir medo? Sim. O que a Bíblia ensina é a não deixar que esses sentimentos nos dominem, nos controlem, porque então, tudo ficará fora de controlo.
O cristão não pode nem deve agir sob temor ou medo, porque fará coisas inconsequentes, sujeitas a impulsos emocionais e nós como cristãos devemos depender da direção do Espírito Santo.
Juntamente com a situação que provoca temor ou medo, Deus tem uma saída e devemos descobrir-lha e isso consegue-se quando mantemos nossa confiança e dependência de Deus em todo tempo.
Quando Deus fala para nós como seu povo, para não temer, nem ter medo é porque Ele intervirá na dita situação que aflige nossa alma. Essas palavras devem ser suficientes para nós descansar Nele e no que diz a favor nosso.
Estás em aflição? Não temas, nem tenhas medo!
pr. Carlos Arellano