Esta frase a encontra-se várias vezes no livro de Atos, especialmente quando refere-se a intervenção do Espírito Santo no meio do povo de Deus. Esta manifestação palpável do Espírito Santo é algo provocado e produzido por Deus, não é algo que o ser humano por mais espiritual que seja consiga fazê-lo ou provocar-lho.
O de repente escapa a nós, está fora de nosso controlo, é uma prerrogativa de Deus, dentro de seus planos e propósitos. Nosso desejo de uma manifestação do Espírito Santo no nosso meio é bom e creio que como igreja de Cristo precisamos dessa intervenção, muita coisa mudaria.
Quando lemos o livro de Atos dos apóstolos, surge esta frase escrita pelo evangelista Lucas, estavam todos reunidos unanimes e de repente o Espírito Santo surgiu no meio deles e todos ficaram admirados e tocados por Ele. A partir desse momento nasceu a igreja no sentido público de anunciar o reino de Deus e muitos foram salvos.
Como igreja do século XXI precisamos que de repente o Espírito Santo nos visite, manifeste sua presença como nunca antes a vimos ou possivelmente si, mas deve haver um desejo sincero e genuíno do seu poder no nosso meio. Deus não precisa de nossa ajuda, o que precisa é da nossa disposição para servir-lhe conforme a direção Dele. O ser humano e isto inclui o cristão gosta de inventar, criar, fazer e naquilo que diz respeito ao cristianismo, muitas vezes inventa-se coisas feitas em nome de Deus, sem que Ele esteja presente.
Creio que a ideia de Deus foi e é que dependamos da intervenção do Espírito Santo na nossa vida e ministério. Penso em mim, quantas vezes inventei atividades evangelísticas, de edificação e até eventos cujo origem foi de mim mesmo, mas não foi guiado pelo Espírito Santo, senão por minha boa intenção, pela minha força, pelo meu intelecto, coisas que devem ser usadas para servir a Deus, mas debaixo da orientação do Espírito Santo.
Vou dizer algo que talvez para muitos cristãos evangélicos pareça contraditório: Mas vale ficar tranquilo e seguir nossa vida cristã normal do dia-a-dia, que estar inventando atividades, que parecem muito boas, mas não são dirigidas pelo Espírito Santo.
Uma intervenção e orientação do Espírito Santo sobre algo que Ele quer usar-te para realizar a obra de Deus valerá muitíssimo mais que fazer um milhão de atividades inventadas com tua cabecita brilhante.
Isto que escrevo é difícil e especialmente para aqueles com uma personalidade super ativa, que sentem que tem que estar ocupados fazendo tudo e mais alguma coisa para estender o reino de Deus, mas no fim acabam frustrados, porque os resultados não são como esperavam.
Quando de repente o Espírito Santo caiu no meio dos discípulos e foram cheios do Espírito Santo, o apóstolo Pedro levantou-se e pregou uma mensagem e três mil pessoas foram adicionadas esse dia a igreja de Cristo.
Vale a pena esperar o de repente do Espírito Santo.
pr. Carlos Arellano