22/07/2016

JUSTO E INJUSTO


Segundo o dicionário justo é aquele que age de forma moralmente correta, imparcial, equitativo, adequado, legítimo. Injusto é o oposto: incorreto moralmente, parcial, inadequado.

Na Bíblia o cristão nascido de novo é chamado de justo, não por mérito próprio, senão pela obra de salvação por meio de Cristo. O fato de ser justificado ante Deus, ao crer em Cristo, não o faz imediatamente uma pessoa 100% justa; ao receber a Cristo começa um processo de transformação que o tornará justo em suas ações, sempre e quando coopere com o Espírito Santo.

Digo isto, porque na verdade às vezes deparamo-nos com cristãos injustos em sua maneira de viver. Não deixam reinar Cristo em suas vidas, continuam eles ou elas reinando, tornando-se em crentes carnais, antepondo seus interesses em primeiro lugar. O cristão que é justo no verdadeiro sentido da palavra, já não pensa em se mesmo, coloca o interesse de Deus em primeiro lugar e de seu próximo a seguir, ainda que isto possa trazer prejuízo a sua própria vida.

Muitos cristãos por ser justos em sua conduta têm perdido benefícios na família, no trabalho; enquanto outros mentem, enganam, falseiam e outras coisas parecidas, o cristão nascido de novo não participa e isso o coloca de lado em muitos círculos, inclusive no próprio circulo familiar.

Por exemplo, mentir, que talvez era uma prática normal antes de conhecer a Cristo, mas agora que vive um cristianismo real, já não mente, nem participa em enganos e seus familiares, amigos ou colegas começam a achar que virou parvo, tolo por se conduzir dessa forma.

O cristão nascido de novo fará com que todas as áreas onde está envolvida sua vida sejam conduzidas duma maneira justa, por isso não prestar-se-á a participar em coisas injustas, moralmente incorretas, em nenhum tipo de abuso, aproveitando-se da sua posição para tirar benefício próprio em detrimento de seu próximo.

Manterá uma atitude imparcial em toda sua conduta, não escolhendo favorecer só a um pequeno grupo seleto e discriminando aos outros. Pagará suas contas e não andará vigarizando, nem postergando suas dívidas ou fugindo daquele a quem lhe deve. Seja no âmbito familiar, eclesiástico, social, laboral procurará ser justo em toda sua maneira de viver. Isso é a verdadeira vida de santidade que Deus quer que vivam seus filhos e suas filhas.

O injusto vive todo o contrário, pelo fato de não ter uma vida moral correta, fará todo o oposto e se enganará a se mesmo pensando que é chico experto, que consegue dar a volta a todos. Sua conduta só trará dor e sofrimento aqueles que estão próximo dele ou dela, porque no fim de contas, só pensa em se mesmo e usa as pessoas para seu lucro pessoal e não falo só de dinheiro, podem ser muitas outras coisas.

O justo herdará a glória eterna, o injusto só colherá o fruto da sua injustiça.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...