05/07/2016

QUEM É MELHOR?


Será que o pastor é melhor que os outros irmãos e irmãs da igreja? Será que o salmista é melhor que os outros que cantam e tocam na igreja? Será que um irmão ou irmã é melhor que os outros? Diante de Deus todos são iguais, naquilo que se refere a nossa condição espiritual como filhos e filhas de Deus.

Deus não tem favoritos, nem privilegiados! Agora, é importante que entendamos que cada filho ou filha de Deus tem um papel específico a desenvolver no reino de Deus, durante sua permanência na Terra. Como já expliquei anteriormente, o cristão tem um tempo de validade, não somos eternos aqui neste planeta, a nossa passagem é temporal. O que vai marcar na nossa geração e as posteriores é aquilo que deixamos, especialmente quando executamos exatamente o que Deus nos pediu para fazer.

É evidente que dentro do corpo de Cristo existem irmãos e irmãs que funcionam eficazmente e são muitos melhores comparados com outros que tem a mesma responsabilidade, e isto deve-se a dedicação e empenho com que fazem as coisas. Na verdade, sempre haverá alguém melhor que nós, deve haver muitíssimos pastores melhores que minha pessoa e que fazem uma labor mais frutífera, mas isso não o faz superiores, tipo uma raça especial, porque isso não existe dentro da visão do reino de Deus.

Deus opera no meio da diversidade e efetivamente haverá personagens dentro do corpo de Cristo que as suas vidas e ministérios terão um maior destaque, mas isso não os faz melhores que os seus irmãos e irmãs na fé, são distintos na sua maneira de atuar e servir a Deus.

Todos são importantes no reino de Deus e ninguém deve achar-se imprescindível, porque o fato de ser passageiros e limitados as situações que surgem na vida podem um dia afetar o nosso serviço, como por exemplo a morte ou qualquer outra situação que afete o nosso papel até agora exercido.

A própria mudança de ministério e serviço pode levar a alguém passar duma notoriedade a um anonimato e ficar nos bastidores, Deixou de ser melhor? Não creio.

Aquilo que deve ser uma preocupação ou cuidado é ser melhores naquilo que o Senhor nos confiou, não melhores no sentido de superiores em relação aos nossos irmãos ou irmãs, porque a igreja não é um campeonato onde está-se em permanente competição com outros. A Bíblia é clara e contundente que esse espírito não pode primar dentro da comunidade dos santos, pelo contrário deve haver um espírito de serviço, deve-se estar pronto para apoiar e ajudar a qualquer um que precise, ainda que a outra pessoa fique com todo o mérito e honra. O importante é que o faça como para o Senhor.

Um cristão é melhor quando obedece as ordens que seu Mestre lhe dá, quando se mantém fiel no lugar que lhe foi confiado, quando procura só a glória de Deus e não sua própria glória pessoal, quando procura o melhor para seu próximo, sem importar-se tanto se lhe agradecem ou não, é melhor quando dá sua vida a favor dos outros.

Ninguém é melhor que outro, somos diferentes!

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...