01/08/2016

ABRAÃO XI


Deus prometeu a Abraão abençoá-lo abundantemente e na medida que foram passando os anos cumpriu-se como Deus tinha dito. Na terra em que Abraão habitava e onde montava o seu acampamento tinha habitantes, povos que já habitavam nesses lugares muito antes de ele nascer e chegar a essas regiões.

Abimeleque era rei dos filisteus e reconhecia que Abraão era um homem poderoso e que o favor de Deus estava sobre ele. Aproximou-se de Abraão juntamente com Ficol, chefe de seu exército procurando manter uma relação harmoniosa com Abraão.

Chegaram a um acordo para poder viver pacificamente e que houve-se respeito um pelo outro. Abraão concordou e assinaram um tratado de paz, depois de solucionar um pequeno altercado que havia entre seus servos por causa dum poço de água. Assim Abraão com sua família e o povo que estava com ele habitaram tranquilos no meio das terras dos filisteus.

A história bíblica narra-nos que posteriormente, quando Israel tornou-se uma nação, os filisteus foram seus inimigos, mas não assim na época de Abraão. Isto mostra-nos que as circunstâncias da vida podem mudar com o transcorrer do tempo, hoje podemos estar vivendo um tempo de paz, mas amanhã por diversas situações, sociais, politicas e até económicas, pode tornar-se todo o contrário.

A Bíblia manda-nos orar pelas autoridades para que vivamos em paz e assim o evangelho ter todas as condições para que corra e muitos possam ouvi-lo e chegar a conhecer a Cristo como Senhor. Em tempos tumultuosos e especialmente em tempos de guerra torna-se dificultoso, mas não impossível realizar a tarefa de evangelização, a mente e o coração das pessoas está ansioso e desesperado de mais.

A Bíblia recomenda-nos que na medida das nossas possibilidades devemos estar em paz com todos os homens. Atingir isto 100% é impossível, porque sempre haverá alguém ou alguns que não gostaram de nós, mas isso não impede que possamos viver pacificamente. A própria Bíblia disse que se vivemos realizando a vontade de Deus, agradando-lhe, Ele fará que até nossos inimigos nos deixem em paz, não serão mais opositores. Tudo isto é graça de Deus, não esqueçamos, Deus está no controlo.

Abraão e Abimeleque viveram em paz. Abraão era temente de Deus, Abimeleque não, tinha seus próprios deuses, mas reconhecia que o favor de Deus estava em Abraão. Também connosco deve acontecer o mesmo, pode ser que tenhamos familiares, amigos, colegas, vizinhos que não creem em Deus, mas reconhecem que Deus está ao nosso lado, pelo testemunho de vida que temos e isso despertará respeito pela nossa pessoa e não se envolveram em briga connosco, pelo contrário procuraram estar em paz connosco.

Se estás a viver um tempo de paz, ainda com teus inimigos e todos cooperam para dar-te liberdade para realizar a obra de Deus, e isto inclui crentes e incrédulos e especialmente os últimos, então, aproveita, porque é um tempo especial para crescer e avançar nos propósitos de Deus.


Amanhã o panorama pode mudar.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...