No mundo comercial existe a possibilidade, não em todos, mas na maioria, de poder devolver o produto adquirido por razões diversas que o cliente insatisfeito apresentar e os responsáveis da loja ou serviço devolvem o dinheiro na íntegra, sempre e quando o produto esteja nas condições em que foi adquirido.
Esta situação chamasse: cliente insatisfeito. No âmbito da igreja de Cristo, hoje estamos a encontrar muito crente insatisfeito, porque para eles o produto que lhe estão a dar não está em condições como eles desejariam, por isso a razão de queixas e murmurações contra a igreja, o pastor, os irmãos, o som, as cadeiras, as crianças, etc.
O evangelho não é um produto para ser vendido, mas bem é a mensagem das boas novas de parte de Deus para a humanidade. O verdadeiro evangelho e o verdadeiro sentido do evangelho tem-se perdido em muitos lugares e aquilo que está-se a oferecer ao público que assiste é uma série de ofertas de benefícios materiais, físicos e emocionais, como se essa fosse a necessidade fundamental do ser humano.
O ser humano precisa entender e reconhecer sua condição de pecador e sua separação com seu Criador e que se não faz as pazes com Ele, perder-se-á eternamente. Quem se aproxima de Deus e da comunidade de crentes não precisa de incentivos ou aliciantes que o façam sentir bem, para que fique e continue a frequentar o lugar de reunião. Deus não nos chamou a reter pessoas, senão a proclamar Seu evangelho e fazer discípulos a aqueles que o aceitem como Senhor e Salvador.
Responsáveis que acham que tem que entreter, animar e criar um ambiente agradável, usando-se de música, atividades diversas, uma mensagem simpática que não ofenda a ninguém, com palavras bonitas e escolhidas premeditadamente, pensando em não ofender nem ferir a suscetibilidade das pessoas, estão errados. Muitos utilizam psicologia, marketing, pensamento positivo e coisas pelo estilo, deixando o estudo sério das Sagradas Escrituras porque acham que está obsoleto e ultrapassado para os tempos modernos que vivemos.
Não estamos vivendo tempos modernos, estamos vivendo os últimos tempos, onde a maldade está em aumento incontrolável, onde Satanás sabe que seu tempo está curto e está espalhando mentiras trás mentiras para enganar a todo o mundo, inclusive os escolhidos, os cristãos, que em vez de estar alinhados com o Espírito Santo, estão alinhados com as últimas técnicas da chamada ciência, que o apóstolo Paulo recomendou não envolver-se.
Encontramos crentes insatisfeitos, porque só lhe estão a oferecer um produto qualquer e usam o nome de Deus como garantia que ficaram totalmente satisfeitos, sem saber se é vontade de Deus para suas vidas.
Quem sabe a necessidade real de cada vida é Deus e através do Espírito Santo usando-se de vasos sensíveis a sua voz, comunicarão o verdadeiro evangelho, conforme Deus quer que seja transmitido, palavra por palavra. Esse evangelho puro, vindo da parte de Deus, terá como resultado crentes satisfeitos, cheios do Espírito Santo, dispostos a fazer a perfeita, boa e agradável vontade de Deus e não uma multidão de crentes insatisfeitos e infelizes como lamentavelmente está a acontecer.
pr. Carlos Arellano