03/08/2016

MISERICÓRDIA DIVINA


Deus é misericordioso!

Segundo o dicionário a palavra misericórdia é definida como comiseração pela desgraça alheia; compaixão; piedade; perdão. Tratar de compreender a magnitude da misericórdia de Deus como um conceito, creio que não existiriam palavras suficientes. A misericórdia de Deus vai muito mais além da nossa limitada compreensão.

Uma coisa creio que todos os cristãos concorda-mos, como cristãos nascidos de novo: Se não fosse pela misericórdia de Deus estaríamos perdidos eternamente. Fomos salvos pela misericórdia de Deus, pelo seu imenso amor pelas suas criaturas, ao ponto de enviar a Seu Filho Jesus Cristo para nos salvar.

Deus e bom e sua misericórdia duram para todo sempre. Está escrito nas Sagradas Escrituras muitas vezes e de ângulos diferentes para nos mostrar que a misericórdia de Deus é infinita e está disponível para todo aquele ou aquela que aceitar sua salvação e misericórdia.

Se fosse pela nossa misericórdia, como humanos e como cristãos, talvez muitos de nossos próximos já estariam ardendo no inferno. Se fosse por nós, talvez muitos nem entrariam ao céu, porque aos nossos olhos não teriam o direito de entrar. A misericórdia de Deus está muito acima de nós. A capacidade divina para perdoar, ter compaixão, estender sua misericórdia, vá muito além da nossa compreensão.

Às vezes é melhor não julgar, nem condenar a qualquer um que cometer algum delito terrível, um ato imperdoável aos olhos dos homens, onde talvez nunca seria perdoado e menos ser digno de misericórdia, mas Deus é Deus e a misericórdia faz parte da sua natureza divina. Ele está pronto a cobrir a ofensa, a dar mais uma oportunidade ou muitíssimas oportunidades, que talvez como humanos não daríamos, mas Deus sim.

Sejamos honestos com nós mesmos, se não fosse a misericórdia de Deus, onde estaríamos? Claro que como cristãos nascidos de novo, nunca vamos a ir ao inferno, mas por causa da misericórdia de Deus estendida sobre nós, faz com que continuemos avançando na nossa vida cristã e que hoje estejamos vivos e servindo a Deus.

Uma coisa deve-mos fazer como filhos e filhas de Deus, não abusar da misericórdia de Deus, porque alguns abusam e usam a liberdade que tem em Cristo para fazer o que bem lhes apetece e como sabem que Deus é misericordioso e perdoador tornam-se relaxados e abusadores.

Apesar de que a misericórdia divina é infinita e ilimitada, não é razão para que vivamos de qualquer jeito como cristãos. Mas bem devemos aproveitar a oportunidade que o Senhor nos brinda de estar debaixo da Sua cobertura e misericórdia para ser gratos para com Ele, e apesar das nossas falhas e pecados que possamos cometer, Ele está pronto a nos perdoar e cobrir-nos da Sua Misericórdia Divina.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...