A Palavra revela-nos que aqueles anos em que andávamos sem Cristo, são contados como anos da nossa ignorância. Vivíamos na cegueira espiritual e por melhores intenções que tivéssemos de querer mudar para melhor e afastar-nos dos nossos pecados e fraquezas, continuávamos na mesma, nem religião nem boas obras mudavam essa situação.
Por estar nessa situação de separação em relação a Deus, fazíamos o que não era devido e muitas vezes sabíamos que estava mal aquilo que estávamos a fazer, não era o devido, mas vez trás vez voltávamos a fazê-lo.
Hoje, se você aceitou a Cristo como seu Senhor e Salvador já não está cego, os teus olhos foram abertos para poder ver a glória de Deus e poder ler e conhecer as Sagradas Escrituras. Hoje, não há escusa para continuar na ignorância espiritual, porque o Espírito Santo através das Escrituras guia-nos a toda verdade. Hoje, somos conscientes e entendedores daquilo que agrada a Deus e devemos dedicar-nos a que se cumpra verdadeiramente em nós, cada dia da nossa vida.
Se fazemos o que não é devido, apesar de ser salvos, conhecer as Escrituras e ser-nos advertidos pelo Espírito Santo e executamos o que não se deve fazer, então, passamos a ser desobedientes ao mandato de Deus. O cristão tem uma linda possibilidade, achegar-se a Deus arrependido por aquilo que fez, seja que fosse feito consciente e voluntariamente ou por descuido, desleixo, espiritualmente falando. A carne às vezes prega-nos partidas e por não velar e ser firmes, acabamos cedendo a suas propostas e pecamos contra Deus. Também às vezes caímos na tentação de Satanás e sentimos-nos mal por haver pecado contra Deus ou nosso próximo.
Mas, aquilo que quero chamar vossa atenção, não é bem aquelas falhas esporádicas ou circunstâncias em que falhamos, senão mas bem, quando de maneira deliberada envolvemos-nos em fazer o que não é devido, duma maneira constante e persistente. Quando Deus nos revela pela Suas Palavra que determinada maneira de viver não é de seu agrado, Ele espera que nos afastemos como homens e mulheres sábios que devemos ser. Um sábio torna-se prudente e retira da sua vida tudo aquilo que não presta e opta por seguir o caminho de agradar a Deus, onde seus mandamentos são executados diariamente, não perde tempo envolvendo-se naquilo que não é devido.
Pode ser que neste momento estejas envolvido em algo que não é devido, és cristão e o Espírito de Deus está contender com teu espírito, para por um alto a essa situação perigosa em que te encontras. Se estás a ler estas linhas e encontras-te nessa situação, arrepende-te, pede perdão e afasta-te, porque se persistes nisso, só trará prejuízo a ti mesmo e aqueles que te rodeiam. O pecado paga mal, nunca trás nada benéfico a nossa vida, só trás tristeza e lamento.
Não faças o que não é devido!
pr. Carlos Arellano