A definição de neutro é de alguém que não toma partido; neutral; imparcial; indefinido; vago; impreciso; indiferente; insensível. Existem países que no caso de conflitos entre países vizinhos, mantém uma neutralidade, como o foi o caso da Suíça durante a Segunda Guerra Mundial.
Na igreja quando surgem conflitos entre duas partes, por exemplo um marido e sua esposa e o pastor tem que lidar com essa situação, deve ter uma postura neutra e ouvir ambas partes e levar ao casal a encontrar uma solução em relação a aquilo que estão a enfrentar, mas no fim de contas vá depender do casal o resultado.
Também observo a postura neutra no sentido negativo, quando é expressada como indefinida, vaga e imprecisa. Isto acontece quando o crente não toma partido definido ante aquilo que está acontecer no seio da comunidade de crentes. Não toma posição ante o justo, mas também não toma posição ante o injusto, como que quer estar bem com ambas partes. Normalmente um pensa que o cristão optará pelo justo, mas é incrível como as pessoas dentro da igreja tomam uma postura neutra, porque não querem ter conflito com ninguém e assistem ao evoluir do mal como se não fosse com eles, como se isso fosse um problema que o pastor e os obreiros devem solucionar e depois acabam criticando qualquer decisão que se tome.
Essa posição neutra é cómoda e covarde, porque só procura uma neutralidade sem conflitos. A igreja são todos aqueles que aceitam a Cristo e reúnem-se numa congregação local, onde por lógica, podem surgir divergências e tensões entre um ou outro, mas deve-se procurar encontrar um alinhamento com a atitude correta a luz da Palavra e não fazer a vista grossa, como que não é connosco. Sim é connosco! Porque somos parte da igreja e por tanto, parte da solução; a igreja não é o pastor ou a organização ou denominação, são todos os crentes.
Jesus disse que nosso sim deve ser sim e nosso não deve ser não, com isso estava a dizer que não deveríamos ter uma atitude neutra ante situações que exigem um postura e uma determinação, gostem ou não gostem de nossa postura. Quando temos convicções e agimos da maneira mais justa para solucionar os problemas ou tensões que surjam, mostrará que somos pessoas de carácter, quando mantemos uma neutralidade onde fechamos os olhos, os ouvidos e a boca ante o justo e o injusto, torna-mos parte do problema e não da solução.
Há situações que ficariam solucionadas o mais rápido possível, se crentes valentes e definidos enfrentassem aquilo que surgir desde a raiz e não tomassem uma postura neutra, de indiferença e que com o tempo só irá agravando-se e causando dor e sofrimento no meio da comunidade.
Sejamos neutros para ouvir ambas partes, mas não sejamos neutros ante aquilo que é injusto e contraria a vontade Deus.
pr. Carlos Arellano