Há um provérbio popular muito conhecido: “Quem não arrisca não petisca” e possivelmente você já o usou para referir-se a alguém ou a se mesmo. Arriscar segundo o dicionário significa: Expor-se a perigo; sujeitar-se à sorte; aventurar-se.
Na história da humanidade encontramos muitos homens e mulheres que ariscaram até sua própria vida para conseguir um objetivo, alguns foram bons e beneficiaram a humanidade e outros foram por motivos egoístas e mesquinhos, que só beneficiaram a própria pessoa.
Também arriscar-se pode dar para torto, doer, e causar grande perda, é um risco, que tanto pode dar para bem como para mal. Às vezes as pessoas optam pelo seguro e não arriscam, ficando muitas vezes frustrados porque não conseguem sair da situação em que se encontram.
Como cristãos devemos arriscar? Penso que haverá momentos que sim. O cristão a diferença do não crente, depende de Deus e da sua orientação, por meio da pessoa do Espírito Santo que nos irá instruindo nos propósitos de Deus para nossa vida e daqueles que nos rodeiam. Deus vai guiando, mas muitas vezes não nos diz tudo e ficamos num ponto que temos que tomar decisões e isso pode significar um risco.
Na vida experimentamos muitos dissabores e às vezes as coisas não correm bem e fracassamos e alguns ficam com medo de arriscar novamente. Mas é justamente esses fracassos e falhas que servem como meio para formar em nós o carácter e não para ficar paralisados, com medo de arriscar novamente.
Deus está connosco, se verdadeiramente aceita-mos a Cristo como Senhor e Salvador e o cristão nascido de novo deve viver pela fé, confiando em Deus. Mas nossa fé deve ser provada, testada, por isso Deus não nos revela todos os passos, só mostra-nos o caminho. Quem tem que tomar decisões de avançar, somos nós e isso vai significar arriscar, apesar de haver falhado anteriormente e haver dito que nunca mais ariscaríamos novamente.
Especialmente com pessoas! Ninguém gosta de ser traído, enganado, defraudado, abandonado e coisas semelhantes, mas infelizmente essas são as coisas que o ser humano faz a seu próximo e podem ser até familiares, amigos e inclusive irmãos da igreja. Esses comportamentos podem desanimar e desencorajar o querer arriscar novamente, mas precisamos fazê-lo. Porque?
Porque nosso Deus continua ariscando connosco, apesar de que lhe falhamos e não respondemos a altura daquilo que Ele espera. Deus tem fé em ti e em mim, por isso continua arriscando connosco, porque sabe que responderemos a altura e cumpriremos seu propósito.
Alguém te falhou? Continua arriscando! O negócio de Deus são as vidas e devemos arriscar-nos por elas.
pr. Carlos Arellano