28/10/2016

OS LIVROS DA BÍBLIA: DEUTERONÓMIO


Na ordem que encontramos na Bíblia ocupa o quinto lugar dos livros de Moisés, fazendo um resume e pondo de relevo a mensagem que contem os quatro livros anteriores. O livro de Deuteronómio não só relata os acontecimentos que se passaram, senão que lhe dá uma interpretação adequada para aplicar-lha a nossa vida diária.

Através deste livro todos os acontecimentos narrados estão saturados de significado. Moisés não só relata os acontecimentos, senão também aplica uma lição espiritual. Todas as leis que haviam sido dadas já 40 anos atrás as aplica para a nova fase que atravessaria Israel ao entrar na Terra Prometida e como elas serviriam no dia-a-dia no novo território.

Quando foi escrito este livro, Israel encontrava-se na terra de Moab, ao leste do rio Jordão e do Mar Morto. No passado, numa oportunidade anterior, Israel havia fracassado, por falta de fé, ao não entrar na Terra Prometida. Agora, 38 anos depois, Moisés reúne ao povo escolhido e procura infundir-lhe fé que o capacitará para avançar em obediência; ante eles está a herança.

Os perigos, visíveis e invisíveis estão mais à frente. Deus promete acompanha-los a quem já conheciam por todas as experiências que passaram na península de Sinai. Moisés compreende corretamente que os maiores perigos que os assediam estão nas esferas espirituais, por isso, o enfase que faz é mais de carácter espiritual. Deus é quem os libertou da escravidão. Deu-lhes sua Lei, fez um pacto com eles. São seu povo e Deus demanda devoção e adoração exclusiva. Seus caminhos são conhecidos pelo povo. Descobriram através da experiência, que Deus honra a obediência e castiga a transgressão.

O importante agora, é ter a atitude correta ante Deus. Moisés convida a Israel a confiar em Deus com todo seu coração e fazer das suas leis a força direcional das suas vidas. Esta lei obedecida trará vida ao povo e fará com que Israel seja um povo destacado entre todas as nações. Serão abençoados e as nações reconhecerão ao Deus de Israel. Porém, se Israel imita a conduta das outras nações, esquecendo-se de seu Deus, logo virá a aflição e finalmente serão espalhados entre os povos.

Através de todo o livro, se une a fé com a obediência. Num sentido verdadeiro esta é chave do livro. Através do livro de Deuteronómio declara-se vez trás vez que Moisés é o autor deste livro. Em relação a sua morte no fim deste livro, é óbvio que foi outro quem escreveu acerca disso, possivelmente Josué.

Como já disse noutra oportunidade, nós como cristãos, discípulos de Cristo contamos com as Sagradas Escrituras completas, por isso nossa visão é mais alargada em muitos aspetos em comparação com nossos irmãos do passado.

O princípio mantem-se, todos têm um papel a desenvolver na obra de Deus e a fé e obediência são vitais para a concretização de dita obra e que seja feita eficazmente. Se somos negligentes haverá consequências que nos atingirão, se bem sabemos que Deus é misericordioso e bondoso, não devemos abusar desses atributos Dele, porque não agradaremos Seu coração e acrescentaremos tristeza e dor ao nosso.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...