PREFERI-VOS EM HONRA UNS AOS OUTROS
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12:10
Segundo o dicionário a palavra preferir significa: dar preferência a; dar primazia a; escolher; ter predileção por; gostar mais de; antepor. Todo isto nos leva a entender que deve haver uma preferência entre os irmãos e irmãs na fé em Cristo.
Nossa relação com nossos semelhantes de maneira geral é amar-lhos e estar prontos para servir, sobretudo o mais importante deve ser anunciar-lhes o evangelho para que tenham a oportunidade de se arrepender e reconciliar-se com Deus como aconteceu connosco. É importante entender segundo a Bíblia que o homem sem Deus não entende, não percebe o mundo espiritual, é necessário que nasça de novo.
Portanto, nossa preferência devem ser nossos irmãos, porque todos os crentes precisam uns doa outros. A minha preferência pelo meu irmão ou irmã será para apoiar-lho em tudo que ajude no seu crescimento espiritual e o cumprimento da vontade de Deus na sua vida. Se tenho que escolher entre um incrédulo ou um crente em Cristo, a segunda opção terá primazia. Porque, que comunhão terá a luz com as trevas? O que comunhão terá o justo com o injusto?
O fato de dar preferência a meu irmão na fé, não significa que não ajude a um incrédulo, se está precisando de mim. Pode-se ter familiares de sangue que não tem a Cristo e deve dar-se-lhe a preferência como membro da família ou um colega ou um vizinho, pessoas com as quais convivemos de perto por causa das circunstâncias, mas, minha preferência será meus irmãos na fé, com os quais passarei a eternidade juntamente com eles. E essa preferência deve começar nesta vida.
Jesus mesmo quando sua família aproximou-se Dele, deu preferência a aqueles que estavam dispostos a fazer a vontade de Deus e isso não significou que Jesus fosse um mau filho para com Maria sua mãe ou um mau irmão para seus irmãos e irmãs. Era uma escolha voluntária e consciente que Ele fez e que nos termos que fazer, se já não fizemos.
Dar preferência uns aos outros é um mandamento recíproco, algo que deve ser levado a prática no meio da comunhão da igreja. Fico pensando naqueles crentes que gostam de passar mais tempo com os incrédulos e que tem pouca ou nenhuma comunhão com os filhos de Deus.
Será mais atrativo estar andando com pessoas que não querem nada com Deus que dar preferência a seus irmãos na fé? Um incrédulo pode ser até um instrumento usado por Deus para ser ajuda na minha vida, mas não é meu irmão ou irmã espiritualmente falando. Minha preferência, minha primazia, minha escolha será sempre a minha família espiritual e farei tudo o que esteja a meu alcance para ser bênção para eles.
pr. Carlos Arellano