Um mandamento recíproco é aquele que deve ser praticado em relação ao próximo. Os mandamentos recíprocos devem ser experimentados de uns para com os outros. São os que falam dos deveres mútuos que viabilizam o agir de Deus no meio da Sua igreja.
AMAI-VOS UNS AOS OUTROS
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Joao 13:34
A máxima expressão do amor de Deus para connosco é que entregou Seu próprio Filho para morrer por nós na cruz e dar-nos a possibilidade de ser salvos por meio da fé Nele.
Assim como Ele nos ama, nós devemos amar-nos uns aos outros. Todos somos diferentes, com personalidades e feitios diferentes e isso às vezes torna mais difícil poder amar, expressar um sentimento de carinho para com nosso irmão e irmã.
O fato de ser difícil, não significa que é impossível, podemos e devemos amar aos nossos irmãos e devemos receber deles seu amor. O amor pode ser expresso de muitas formas, como por exemplo, com palavras, gestos, expressões de carinho, ajuda, prestando serviços, estando presente nos momentos difíceis, etc.
Se o mandamento é amar, então não deve haver em nossos corações nenhum sentimento contrário, tipo odio, ressentimento, magoa. Essas coisas não são parte da vida cristã.
Amar é uma decisão, isso significa que deve haver uma convicção interior de que é a vontade de Deus que como irmãos nos amemos mutuamente. Alguns serão mais expressivos e saberão transmitir seu amor com mais facilidade que outros. Há pessoas que cresceram em lares onde nunca houve expressões de carinho uns pelos outros, pelo contrário, muita hostilidade e quando chegam a igreja, às vezes não sabem como conduzir-se em relação com seus irmãos, nunca disseram: amo-te ou gosto de ti, mas isso não deve ser um empecilho, porque todos estamos apreendendo.
Lembro-me que quando cheguei a igreja, vinha duma vida de rua, de brutalidade e isso fazia de mim, tosco, bruto, insensível, mas através dos tempos Deus foi transformando-me e hoje tenho um grande cuidado e empenho sobre essa área em relação aos outros.
Ama, ainda que não te amem, porque teus irmãos também estão aprendendo a obedecer este mandamento. Não esperes que te amem para poder recém tu amar, toma a iniciativa. Há irmãos com os quais pode-se expressar palavras carinhosas, um toque fraternal no braço e há outros que não gostam de tanta palavra carinhosa, só querem que sejas sincero com eles, cada um é diferente.
Particularmente para mim, amar a meus irmãos é ser verdadeiro e honesto com eles em todo tempo e não deixar que a hipocrisia ou falsidade sejam parte da minha vida. Deus nos mostrou e mostra um amor verdadeiro, assim também nós.
pr. Carlos Arellano