SIRVAM UNS AOS OUTROS
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. GÁLATAS 5:13
O próprio Senhor Jesus quando estive com seus discípulos lhes revelou que Ele tinha vindo ao mundo não para ser servido, senão para servir e dar sua vida a favor dos outros.
Esta afirmação surgiu por causa do pedido da mãe de dois dos seus discípulos que lhe pedia lugares preferenciais para eles no Reino de Deus. Jesus não atendeu a esse pedido egoísta, que só procurava uma posição privilegiada. No Reino de Deus, o verdadeiro discípulo vive para servir e quem levanta é o próprio Deus. As pessoas fazem de tudo para ser reconhecidos pelos seus semelhantes a fim de ter uma reputação dentro da vida da igreja e ante o mundo, mas isso não passa de exibicionismo.
É verdade que Deus levanta servos e servas e dá-lhes posições de destaque dentro do Corpo de Cristo, mas não para se fazer grandes ante os olhos de seus irmãos, senão para servi-los em amor e cuidado, dando preferência aos outros, para que possam crescer na graça e no conhecimento de Deus. Os dons, talentos e recursos que o Senhor coloca dentro de nós, são para servi-lo primeiramente a Ele e expressar nosso serviço a seu Corpo, aos irmãos e irmãs em Cristo, inclusive o mundo também é favorecido quando se tem esta atitude.
Sirvam uns aos outros é um mandamento recíproco que deve ser praticado no seio da igreja de Cristo. Sempre haverá alguma coisa que nossos irmãos precisam e muitas vezes somos nós as pessoas certas para realizar o serviço a favor dele ou deles. Não devemos estar esperando que alguém nos diga que é necessário servir, pelo contrário devemos estar prontos, disponíveis a fazer o que for preciso, claro, conforme a nossa possibilidade pelo bem do nosso próximo. Deve ser algo espontâneo e voluntario que brota naturalmente de nosso coração e que nos leva a servir aos outros.
Alguns crentes são como alguns estudantes dos seminários bíblicos, que estão a espera de acabar o curso bíblico para depois ir a um campo missionário ou tomar conta dalguma congregação para começar a servir ao povo. E durante a duração do curso não fazem nada ou estão a espera que lhes deem um cargo ou título para poder servir.
Do momento em que nos convertemos, que nascemos de novo, devemos começar a servir aos outros. Quando comunicamos o evangelho a outras criaturas, estamos a servir ao nosso próximo, porque lhe estamos a levar a verdadeira ajuda que os livrará da condição de pecadores e os tornará em pessoas livres, para poder servir também ao Único Deus Verdadeiro, o Senhor Jesus Cristo.
Que não seja necessário empurrar-te para que sirvas irmão, irmã, serve e se ninguém repara, não importa, porque Deus está a ver-te em todo tempo.
Serve aos outros!
pr. Carlos Arellano