LEVAI AS CARGAS UNS DOS OUTROS
Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo. GÁLATAS 6:2
Jesus levou sobre si a carga, o peso, o pecado da humanidade quando foi a cruz do calvário. Era a única forma para pode salvar-nos do juízo de Deus sobre o ser humano.
A Bíblia também ensina para que entreguemos a Deus nossas cargas, preocupações, fardos que Ele nos aliviará. O convite de Jesus é: Vinde a mim todos os que estejais cansados e carregados e eu os aliviarei.
O facto de Jesus haver levado o peso do pecado na cruz e convidar-nos a aproximar-nos Dele quando estamos abrumados com nossas cargas, não isenta de que como irmãos e irmãs em Cristo não levemos as cargas uns dos outros. Nós não somos Cristo, mas Ele habita dentro de cada um e isso nos faculta para que seu Espírito que mora dentro de nós opere, ajudando e aliviando a carga do nosso próximo, assim cumprimos a lei de Cristo.
Todos os cristãos passam por provas, tentações, dificuldades e às vezes elas são arrumadoras, tornam-se demasiadas pesadas para levá-las sozinhos, é importante que partilhemos com outros e assim encontrar alivio, ainda que a solução não esteja a vista.
Este mandamento recíproco de levar as cargas uns dos outros é benéfico na vida do crente quando o pratica. É verdade que não é conveniente falar a toda a comunidade o que passa dentro de nós, a não ser quer seja uma situação evidente e de conhecimento geral. Mas, não sendo o caso, devemos procurar a aqueles que nos são mais próximos, com os quais estamos mais a vontade para conversar e compartir aquilo que está afligindo por dentro.
Ao primeiro que devemos acudir é a Deus, mas Ele desenhou também esta forma de compartir as cargas uns com os outros e deu uma ordem acerca disso. Se não compartes o que está a produzir uma carga grande dentro de ti, continuarás arrastando esse fardo ou carga no teu caminhar diário. Não é necessário que seja assim!
Através dos tempos como cristãos devemos desenvolver amizades verdadeiras, as quais servirão para que nos momentos que surjam situações menos boas e que tornam-se cargas, preocupações fora do normal, tenhamos alguém com quem desabafar, compartir e até orar juntos. Deus não quer que te sintas sozinho com teu problema, Ele providenciou irmãos e irmãs, inclusive pastores que velam pelas nossas almas e que estão prontos a apoiar-te nesses momentos difíceis.
Não fiquem com vossas cargas, levem-na uns aos outros.
pr. Carlos Arellano