10/03/2017

MANDAMENTOS RECÍPROCOS XXI


SEJAM HOSPITALEIROS UNS PARA OS OUTROS

Sendo hospitaleiros uns para os outros, sem murmurações. 1 PEDRO 4:9

Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade. ROMANOS 12:13

Confesso que já muito tempo que não hospedo a ninguém em casa, a última vez foi um patrício que vive em Espanha e veio um fim-de-semana a ministrar a Comunidade, mas já houve épocas em que hospedei irmãos e irmãs, até por longas temporadas. Aquilo que tenho feito nos últimos tempos é convidar para estarmos juntos para comer nalgum lugar e aproveitar esse momento para compartir as bênçãos do Senhor.

A palavra hospitalidade segundo o dicionário significa: Ato de hospedar, de acolher hospede(s); hospedagem.

Qualidade do hospitaleiro: Aquele que recebe ou acolhe pessoas de uma forma agradável e afetuosa. Acolhimento afetuoso.

A Bíblia disse também que pode acontecer que hospedemos anjos sem sabe-lo, assim como Abraão recebeu os dois anjos do Senhor juntamente com Ele. Uma coisa que tenho observado nos últimos tempos em relação a receber visitas de fora e especialmente pregadores itinerantes é que tanto eles como os anfitriões preferem utilizar um hotel ou pensão, porque é mais conveniente para ambas partes, e preferem mas bem comer juntos nos intervalos das pregações.

Mas a ideia bíblica é a de receber pessoas em casa, para dormir, e dar-lhe alimento e recebe-los com alegria e carinho, fazendo-os sentir como se estivessem em sua própria casa. Já me aconteceu quando estive viajando e pregando, como também quando recebi a alguém em casa.

Na carta de Pedro deixa-se claro, que a hospedagem que se brinda a um irmão não é motivo nem razão para murmurar ou falar mal de alguma pessoa ou ministério, deve ser um tempo de edificação mutua, onde tanto o hospedado como o hospedador aproveitam esse tempo para edificar-se mutuamente e trazer também alegria a família hospitaleira, envolvendo a cada membro.

Hospedar-se uns aos outros também é um mandamento recíproco que deve ser praticado no seio da igreja cristã. Se não há possibilidade de hospedar por falta de espaço ou lugar, haverá outras maneiras de hospedar, porque no fim de contas trata-se de ser gentil, atencioso, afetuoso com aquele que aparece, seja avisado ou inesperadamente.

Quem é hospitaleiro e tem essa disposição fará o que esteja a seu alcance para atender afetuosamente e carinhosamente a seu hospede(s) para que sintam como se estivessem em casa.

Hospedai-vos uns aos outros.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...