FALEM UNS AOS OUTROS COM SALMOS, E HINOS, E CÂNTICOS ESPIRITUAIS
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. EFÉSIOS 5:18-20
Nestes dias escutei uma mensagem acerca desta passagem, que fala sobre a importância de ser cheio do Espírito Santo como um estilo de vida diário e não somente como uma experiência esporádica de vez em quando.
O apóstolo Paulo faz um contraste entre a alegria produzida por o vinho em excesso, deixando a pessoa embriagada e acabando infelizmente em confusão e contenda e a verdadeira alegria produzida pelo Espírito Santo na vida do crente. Essa alegria continua sempre, apesar dos problemas e dificuldades que o cristão atravessa em seu caminhar por esta vida.
Ser cheio do Espírito é uma ordem dada por Deus, porque nos permitirá estar em sintonia espiritual com Deus e com nossos irmãos na fé. Quando a Escritura refere-se a falar aos outros com salmos, e hinos e cânticos espirituais não está a dizer que cada vez que me encontre com algum irmão ou irmã tenho que cantar um coro de louvor para comunicar-me com ele ou ela, senão que minha boca falará do que está cheio meu coração.
Quando o cristão está cheio do Espírito, seu coração transbordará da Palavra de Deus e ainda que não seja um compositor de louvores, sua linguagem será espiritual, o qual engrandecerá o nome do Senhor e o qual trará alegria e edificação a quem o escuta. Entre os cristãos deve haver uma comunicação que exalte ao Senhor Deus em nome do Senhor Jesus Cristo. Nossas palavras devem ser de edificação e engrandecimento ao nosso Deus.
O cristão cheio do Espírito deve ser alguém grato, indistintamente quais sejam as circunstâncias que atravessa na sua vida. Infelizmente encontra-se muito crente amargo, frustrado, ressentido, que por não andar cheio do Espírito sai da sua boca palavras de descontentamento, negativas e inclusive murmurações. Jesus disse pelos seus frutos os conhecerão e neste contexto em que escrevo estas linhas, pela maneira que um cristão fala uns aos outros sabe-se se está cheio do Espírito ou não.
Fomos chamados a viver uma vida espiritual que deve ser manifesta e expressada através das nossas palavras e ações, que tornarão visível e palpável a presença do Espírito Santo em nossas vidas.
Assim que, falemos uns aos outros com salmos, e hinos e cânticos espirituais, sendo gratos pela presença de Deus em nossas vidas e na vida de nossos irmãos.
pr. Carlos Arellano