Mais tarde Jesus regressou a Jerusalém para uma das festas religiosas judaicas. Dentro da cidade, próximo da porta das Ovelhas, ficava o tanque de Betesda, com cinco plataformas cobertas à volta.
Multidões de doentes, coxos, cegos, paralíticos estavam deitados nas plataformas, á espera de certo movimento de água, pois de vez em quando vinha um anjo do Senhor que agitava, e a primeira pessoa que nela entrasse, logo depois, ficava curada. Um dos homens que ali se encontrava, estava aleijado havia trinta e oito anos. Quando Jesus o viu e soube há quanto tempo estava doente, perguntou-lhe: “Queres ficar curado?”
“Sim”, o doente disse, “mas não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque logo que a água se agita. Enquanto estou a tentar entrar, há sempre outro que se mete à minha frente.”
Jesus disse-lhe: “Levanta-te, enrola a tua esteira e vai para casa!”
Imediatamente, aquele homem ficou bom e, enrolando a esteira, começou a andar. JOÃO 5:1-9
Em todas as culturas em relação a religião existem crenças sobre operações de seres celestiais ou sobrenaturais. Neste caso particular era a aparição dum anjo que agitava as águas e o primeiro que chegasse a entrar nelas seria curado. Particularmente parece-me mais uma fábula que um facto verídico.
O próprio Senhor Jesus não incentivou neste caso especifico, ao paralítico a aguardar a aparição do anjo e que tivesse fé para crer que chegaria primeiro que os outros. Jesus interessou-se pela sua condição e situação, sabendo que já estava trinta e oito anos paralíticos e perguntou-lhe se queria ser curado.
Na mente desse homem estava só uma forma, chegar primeiro a água, mas não acreditava que chegasse-a acontecer, porque haveria sempre alguém que chegaria primeiro.
Assim há muitas pessoas que estão doentes, pensam que só a ciência pode curar-lhos, que indo a um lugar específico, seja um santuário ou até uma árvore, como já li alguma vez, sobre uma imagem que se materializa em dito árvore e faz milagres.
Talvez digas, nunca faria tal coisa, mas infelizmente muitos colocam sua esperança em alguma manifestação mágica, mística, religiosa, esperando que um milagre aconteça. Outros em seu desespero acodem a bruxos, magos e coisas pelo estilo.
Jesus está vivo! E continua andando por este mundo através da sua igreja que debaixo da unção do Espírito Santo continua fazendo milagres maravilhosos.
O paralítico estava a espera dum suposto anjo e tinha a Jesus diante dele. Creu e foi curado! Jesus está chegando a tua vida através deste texto para oferecer-te o mesmo que ao paralítico: Queres ser curado? ou Queres continuar crendo nas fábulas inventadas pelos homens?
pr. Carlos Arellano