SIGAMOS A PAZ E A EDIFICAÇÃO UNS PARA COM OS OUTROS
Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. ROMANOS 14:19
Há um só caminho por onde deve andar o cristão, aquele que procura a paz e a edificação dentro do ambiente da comunidade de crentes. A recomendação do apóstolo Paulo era que os cristãos seguissem andando juntos, procurando as coisas que servem para a paz.
Que coisas?
Manter uma unidade espiritual uns com outros e que se manifeste apreendendo a viver juntos apesar das nossas diferenças sociais, culturais, etc.
Manter uma mesma unidade em relação a Cristo e a carreira que está diante de nós, para que corramos juntos sem por tropeço a meu irmão ou irmã, desejando que ele também possa chegar a meta. Evitando todo tipo de competição que não edifica, senão mas bem destrui relacionamentos.
Manter um ambiente de amor e respeito na igreja. Esse é um verdadeiro desafio, que deve ocupar nosso tempo, enquanto levamos o evangelho a toda criatura. As pessoas chegam a igreja de Cristo fartas de tantas intrigas e confusões que o mundo tem, e precisam encontrar um ambiente diferente e nós podemos oferece-lo, um ambiente de paz, amor e respeito.
Não só o apóstolo Paulo pediu aos romanos e a nós que sigamos as coisas que servem a paz, senão também a edificação. Edificar é construir, começando por estabelecer bons relacionamentos com nossos irmãos, sólidos, sinceros e honestos. Na verdade nunca conseguiremos andar diariamente com todos, por causa de espaço e tempo ao qual estamos sujeitos, mas devemos manter uma boa relação com todos, não tendo nada contra ninguém.
Deus tem dado a cada um dos seus filhos ferramentas e recursos para que Seu Reino seja estabelecido no coração daqueles que hão-de crer. Portanto, a minha responsabilidade é fazer tudo o que esteja a meu alcance para edificar, fortalecer, ajudar ao Corpo de Cristo.
Não posso nem devo por tropeço a meu irmão ou irmã, devemos evitar isso em todo tempo. Infelizmente somos seres falhos e muitas vezes falhamos até sem querer, mas isso não é justificação para fazer consciente e voluntariamente ações negativas ou de tropeço contra meu irmão ou irmã, pelo contrário deve haver um empenho, uma dedicação de querer descobrir com ajuda do Espírito Santo como edificar eficazmente a meu irmão em Cristo.
O único desejo que deve haver dentro de mim e ti, deve ser o de seguir as coisas que servem para a paz e para a edificação uns para com os outros.
pr. Carlos Arellano