ADMOESTAI-VOS UNS AOS OUTROS
Eu, próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros. ROMANOS 15:14
Admoestar significa, repreender brandamente; censurar. Aconselhar alguém a agir de forma correta ou apropriada; chamar (alguém) à atenção; advertir.
A Bíblia fala que quem avisa, amigo é. Isso significa que quem tem um verdadeiro apreço pelo seu semelhante, seja familiar, amigo ou irmão na fé e lhe admoesta com carinho, procurando ajudar-lho a sair da situação menos boa em que se encontra, será um amigo de verdade, que todos precisamos ter.
É possível estar agindo errado e não reparar? É possível. Por isso a necessidade de criar vínculos de amizade na comunidade dos crentes, para que nos possamos ajudar uns aos outros e às vezes advertir-nos sobre os perigos e erros em que estamos participando.
A ideia de admoestar-nos mutuamente não é com o intuito de derrubar ao irmão ou querer que se sinta infeliz no meio do seu erro ou pecado, porque de por si já está a sentir-se mal e não precisa que alguém o faça sentir pior, senão mas bem o ajude a sair, encontrar um saída para poder superar, vencer a situação em que se encontra.
Alguns confundem admoestar com agredir e sua abordagem muitas vezes é hostil, agressivo, violento, com o qual provocam que a pessoa que pretendem ajudar se feche e não ouça nada daquilo que lhe dizem. A hostilidade não é um caminho para admoestar alguém, não importa quão grave e sujo seja o pecado ou situação em se encontre.
Se Deus perdoa-se consoante a gravidade do pecado, ninguém seria perdoado. Deus perdoa a todo aquele que se aproxima humilhado e arrependido e encontra o perdão de Deus. Às vezes os crentes não têm esta atitude e acham-se que a pessoa tem que ouvir primeiramente um sermão como forma de castigo, para que apreenda.
Esse caminho não é o caminho da admoestação. Nunca se conseguirá nada agindo dessa maneira.
Não esqueçamos o que a Bíblia ensina, sem amor nada vale. A admoestação deve ser feita envolvida em amor, querendo o melhor para nosso irmão e irmã na fé, querendo mesmo que saia de dita situação menos favorável para uma situação melhor, a maneira de Deus.
O apóstolo Paulo reconhecia que os cristãos em Roma estavam capacitados com a bondade de Deus e o conhecimento Dele, que lhes facultava para poder admoestar-se de maneira correta uns aos outros, a fim de que todos prosseguissem correndo a carreira que estava posta diante deles, cuja meta é Cristo.
Assim que, irmãos, irmãs, admoestemo-nos uns aos outros no amor de Cristo.
pr. Carlos Arellano