CUIDANDO UNS DOS OUTROS
Porque os que em nós são mais honestos não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, para que não haja divisão no corpo, mas antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros. 1 CORÍNTIOS 12:24-25
Imagina comigo, um dia fazendo tuas atividades domesticas, um objeto qualquer da casa, por casualidade cai e vai em direção do teu rosto e instintivamente levantas teu braço para proteger-te e deter seu avanço, porque se não fazes isso, atingir-te-á e pode causar dano ou ferida. Que passou? Um membro que faz parte do teu corpo interveio para impedir que outras partes do teu corpo fossem atingidas.
Este exemplo era o que o apóstolo Paulo queria transmitir na sua carta aos Coríntios e a nós como cristãos do século XXI. Cada um daqueles que nasceram de novo fazem parte da igreja de Cristo, Seu Corpo e cada membro é importantíssimo.
O facto de haver alguns cristãos que por causa da sua posição tenham um maior destaque que outros que passam desapercebidos, não faz com que seja melhor ou mais importante que os outros. Tampouco significa que Deus tenha mais atenção e cuidado só com aqueles que destacam-se mais que os outros.
Assim como nosso corpo humano tem muitos membros e todos cooperam e ajudam-se uns aos outros para que o corpo funcione bem. Assim também, todos os membros do Corpo de Cristo são necessários e precisassem uns dos outros. Parece que alguns recebem mais honra, mas na verdade devemos honrar a cada um deles, porque todos foram criados por Deus para cumprir um papel específico.
Aquilo que eu faço, talvez outros irmãos e irmãs em Cristo não façam, mas também eles farão coisas que eu não faço e por mais que o intente não conseguirei faze-lo com tanta eficácia como eles. Por isso, o que deve haver é um cuidado mutuo, por cada membro do Corpo de Cristo.
Assim como cuidamos da nossa saúde, cuidando de cada membro do nosso corpo, sejam os olhos, as mãos, o coração, as pernas, etc. Uma pessoa normal cuidará que cada um deles funcione o melhor possível e evitará abusos ou maltratos a qualquer parte do seu corpo, e o cuidará com zelo e atenção.
O segundo mandamento é amar ao nosso próximo, assim como nos amamos a nós mesmos. Se cuidas com dedicação teu corpo e cada um dos membros que o compõem, porque não trataremos ao nosso irmão ou irmã, que também fazem parte do Corpo de Cristo assim como nós, com cuidado, com atenção, com carinho, com honra, mantendo a unidade perfeita como Corpo de Cristo e se algum não está funcionando bem, façamos questão de cuidar-lhe até que recupere e funcione normalmente para o bem total do Corpo.
Cuidemos-nos uns aos outros.
pr. Carlos Arellano