Josué foi um grande líder do povo hebreu e aquele que o conduziu através do Jordão até à Terra Prometida, Canaã, e nesta abriu caminho e expulsou os seus habitantes, cimentando a ocupação da Terra.
Tendo como nome de nascimento Oseias, Moisés mudou-lhe o nome para Josué (Deus é a Salvação) quando integrou a expedição dos 12 espias à Terra Prometida, ordenada por Deus (Números 13:1-16).
Sucedeu a Moisés, do qual foi seu cooperador, desde que saíram do Egipto, até à morte do grande líder Moisés às portas de Canaã, e muito próximo de Moisés foi, de tal forma que ele foi a única pessoa autorizada a subir com Moisés ao Monte Sinai.
Moisés sabia que não iria entrar na Terra Prometida, mas mesmo assim soube transmitir a Josué tudo o que ele iria necessitar para liderar um povo de dura cerviz, aliás a razão que levou Moisés a descontrolar-se, desobedecer e a perder o direito de entrada em Canaã.
Josué assistiu a várias manifestações de desobediência e insubordinação do povo hebreu e sabia que não era fácil comandar este povo.
Por isso Deus o animou e lhe fez promessas, as quais podemos relembrar no primeiro capítulo do livro de Josué, do versículo 1 ao 9. Aqui Deus repete por 3 vezes estas palavras: Esforça-te, e tem bom ânimo (verso 6), esforça-te e tem mui bom ânimo (verso 7) e Esforça-te, e tem bom ânimo (verso 9).
Deus replicou por 3 vezes a Josué, estas duas características que devem ser parte integrante de todo e qualquer cristão; esforçado e com bom ânimo.
Deus disse-lhe mais no versículo 8: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”
Isto é uma promessa para todos quantos obedecerem à lei de Deus, pois assim terão prosperidade e sucesso, não sem luta com certeza, mas tudo nesta vida tem luta e ninguém entra no Reino dos Céus sem luta e esforço (Mateus 11:12), assim falou Deus a Josué.
Josué é um exemplo a seguir por todo e qualquer cristão, até o seu povo, depois de ouvir estas recomendações, respondeu a Josué no verso 18, reconhecendo-o e animando-o como o seu líder: “Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo.”
Josué precisava de ouvir estas palavras de consolo, quer de Deus, quer do seu povo, pois a perda do seu “pai” espiritual, Moisés, deveria ter sido dolorosa.
Aliás bom ânimo foi o que não faltou a Josué e Calebe, 39 anos antes, no relatório que foi feito a Moisés e ao povo hebreu da terra que manava leite e mel, os 2 únicos espias dispostos a entrar animosamente em Canaã, após terem regressado da sua incursão de 40 dias, onde tiveram o privilégio de ver e pisar a terra que Deus já tinha prometido a Abraão e da qual trouxeram frutos como uvas, romãs e figos.
Todo e qualquer líder deve transmitir ao seu sucessor todos os segredos e conselhos úteis, e Moisés fez isso. Josué herdou muitas boas características de Moisés.
Teria Josué cerca de 76 anos quando assumiu o comando do povo de Deus e o fez passar a pé enxuto o rio Jordão, fazendo-o entrar no cumprimento da promessa. Jericó e Ai, foram apenas a primeiras cidades-estado a serem tomadas nesta conquista da Terra da Promessa.
Josué morreu com 110 anos, mas a sua vida não seria nada se não confiasse em Deus. Assim o façamos nós também.
Que Deus vos Abençoe com as Bênçãos Celestiais
Fernando Pinho