26/05/2017

LIVROS DA BÍBLIA: DANIEL



O livro de Daniel nunca deixou de despertar interesse e provocar controvérsia nos círculos teológicos. Ao mesmo tempo, tem cativado aos leitores com relatos de heroísmos em épocas de perigo crítico e tem consolado multidões de fiéis seguidores de Deus, ao ler os comovedores relatos retratados neste livro.

Os primeiros capítulos do livro de Daniel relatam as experiencias deste e de seus três jovens amigos, que faziam parte dos cativos de Judá. Ao negar-se a ser atraídos pelo mundo pagão em que viviam e os perigos que os ameaçavam por causa da sua fidelidade a Deus, resultou num drama que afetou suas vidas.

Suas libertações, Daniel do foso dos leões e seus amigos, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego do forno ardente, demonstram o poder e amor de Deus. Nabucodonosor, orgulhoso e seguro em sua conduta despótica, é humilhado até que reconhece que a providência divina governa até sua própria vida.

As visões proporcionadas no livro de Daniel, seja por parte dos governantes pagãos ou Daniel mesmo, são consideradas pelos estudantes da Bíblia como uma visão da história até os últimos dias. As profecias dos quatro reinos e do quinto reino, o reino de Deus, revelam que através da história, os quatro primeiros reinos já formaram-se segundo a profecia e o quinto espera seu cumprimento na segunda vinda do Senhor Jesus Cristo.

Os grandes temas da profecia de Daniel são assuntos de vital importância para a igreja na atualidade: a apostasia do povo de Deus, a revelação do homem de pecado, a tribulação, a segunda vinda, o milénio e o dia do juízo. Ao abrir o livro de Daniel, nos enfrentamos não somente com fatos que já sucederam na história, senão também, com fatos que hão-se suceder. Isso faz com que este livro seja de vital importância para esta época.

Cada dia que passa nos aproxima mais dos acontecimentos descritos no livro de Daniel. Hoje você está mais perto disso que ontem.

Colocar nossa fé e expetativa nos governos dos homens, onde cada vez descobrem-se sus corrupções, onde aqueles que foram exaltados uma vez pelos seus logros e façanhas políticas e económicas, para descobrir logo que estavam envolvidos em esquemas fraudulentos, seria uma torpeza e ingenuidade da nossa parte pôr a nossa confiança de maneira cega nos homens.

No livro de Jeremias encontramos a advertência de não pôr a nossa confiança e esperança no homem, pelo contrário, em Deus, o qual está acima de todo governo humano. Nossa expetativa como cristãos é esperar a manifestação do Reino do Justo, o qual voltará para reinar com Justiça e Equidade.

Como Daniel, nós também estamos sujeitos aos esquemas dos governos e governantes que abusam do poder delegado sobre eles. Abusando do povo e nalguns casos oprimindo e perseguindo aos cristãos, como foi o caso de Daniel e seus três amigos. O testemunho deles deve servir de exemplo e imitação a nós como cristãos do século XXI, a não vender a nossa alma a nenhum interesse mundano, pelo contrário, conservar-nos santos e sem mancha até o dia de Cristo.

pr. Carlos Arellano 

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...