Quando chegaram a Betsaida, algumas pessoas trouxeram-lhe um cego, pedindo-lhe que tocasse nele e o curasse. Jesus tomou o cego pela mão e levou-o para fora da aldeia. Aí, cuspiu-lhe nos olhos e pôs as mãos em cima dele. “Já vês alguma coisa?”, perguntou a seguir.
O homem olhou em volta: “Sim! Vejo homens mas não os distingo bem; parecem troncos de árvores a andar de um lado para o outro.”
Então, pôs outra vez as mãos em cima dos olhos do homem e, quando este olhou bem, tinha recuperado completamente a vista e via claramente o que se passava à sua volta. Jesus mandou-o para casa para junto da família. “Não passes sequer pela aldeia.”, recomendou-lhe. MARCOS 8:22-26
Esta passagem narra um momento de intervenção de Jesus a favor dum homem cego. Sua forma de operar o milagre foi esquisita, mas funcionou. Será que nos faríamos o mesmo no culto?
Só se Deus nos dera uma instrução especifica. Jesus foi sábio ao apartar-se juntamente com o cego, porque a parte de cuspir nele nos olhos causaria um choque entre eles e possivelmente entre nós também. Jesus conhece os corações das pessoas, Ele sabe quando estão com fé para crer num milagre e quando só estão a procura de espetáculo ou curiosidade.
Deus é soberano para intervir como Ele bem achar a favor das suas criaturas para que o possam conhecer pessoalmente.
Este cego ensina-me que Deus está interessado em abrir os nossos olhos para que possamos enxergar o mundo espiritual e que às vezes as pessoas não entendem a primeira e devemos insistir um pouco mais até que seus olhos espirituais vejam claramente e entendam a salvação grande de Deus em Cristo Jesus.
Paulo orava a Deus para que abrisse os olhos do entendimento, para que Cristo fosse revelado. Apresentemos claramente o evangelho, porque só isso pode produzir a salvação. A Deus lhe agradou salvar aos crentes com a loucura da pregação. Haverá momentos em que as pessoas não entenderão a mensagem, porém se continuam expostas a mesma, ela irá abrindo seus olhos e libertar-lhos da cegueira espiritual.
A Bíblia revela que o deus deste século, Satanás, cegou o entendimento das pessoas para que não vejam a Cristo. Mas, Cristo é poderoso para abrir os olhos das pessoas para que o possam conhecer a Ele e ao Pai.
Não importa quão cego ou cega se encontre, Ele pode abrir os olhos do cego, física e espiritualmente!
pr. Carlos Arellano