Sofonias, um verdadeiro profeta de Deus, enfrenta a Judá, uma nação corrupta e ímpia. Apesar de identificada como o povo escolhido, tal nação não poderia perdurar, posto que Deus é um Deus justo que não faz aceção de pessoas.
A poderosa Assíria, seria utilizada por Deus como seu instrumento para provocar a destruição de Judá. Mediante esta destruição ficará reivindicada a justiça de Deus. Tratava-se sem dúvida do Dia do Senhor.
Sofonias procura inspirar temor entre seus ouvintes e roga-lhes que se arrependam. Indica-lhes que mediante o juízo, Deus demonstrará misericórdia a aqueles a quem Deus tem intenção de libertar. O remanescente puro, quando for liberto, cantará louvores ao Deus justo que habita em meio deles.
Esta curta profecia diz ser a revelação de Sofonias, que profetizou depois da destruição de Israel, durante os dias do reinado de Josias. Provavelmente suas mensagens foram pronunciadas antes das reformas de Josias, já que descrevem a um povo malvado, que não busca a Deus.
Os profetas não deixaram de existir, eles ou elas estarão presentes enquanto vivamos nesta dispensação. A Bíblia disse que a profecia um dia deixará de ser, porque para esse tempo já estaremos no Reino Eterno de Deus e já não será necessária.
Hoje, a maldade está presente e como disse Jesus está em constante aumento e o coração de muita gente está frio, endurecido. Muitos que antes se consideram religiosos, moralistas, hoje já foram contagiados pela maldade e os poucos valores que tinham extinguiram-se.
O juízo de Deus também virá, não sobre uma determinada nação em particular ou contra aqueles que agridem aos filhos de Deus, senão sobre esta humanidade que vive indiferente a Deus e suas leis. O próprio Deus intervirá, mas é necessário que surja primeiro o Iniquo, o homem de pecado, o Anticristo, o qual levará a este mundo a loucura em seu afão de quer tornar-se deus ante todos os homens.
Precisa-se que cada cristão nascido de novo se levante como um profeta na sua geração, como o foi Sofonias e corajosamente anuncie a salvação de Deus em Cristo Jesus e as consequências terríveis que atingirão a todo o homem ou mulher deste mundo, não importando qual seja sua origem, senão por causa do pecado que o separa do seu Criador.
Valentemente anuncie-mos e proclamemos a palavra profética nesta geração!
pr. Carlos Arellano