Numa vida normal as pessoas estudam, trabalham e realizam suas tarefas domesticas durante o dia e quando chega a noite preparam-se para descansar e dormir para recuperar as forças e estar pronto para o próximo dia.
Na verdade, isso não acontece com todas as pessoas, porque muitas trabalham de noite, ou todo o dia e parte da noite, alguns tem dois turnos, porque os escassos recursos não lhes alcançam e fazem um grande esforço com prejuízo da sua própria saúde. Também há aqueles que trabalham todo o dia e por causa do estresse, a ansiedade, as preocupações não conseguem descansar, nem dormir. Encontramos também os boémios, que gostam de dormir de dia e divertir-se durante a noite e muitas outras situações.
Na Bíblia, quando refere-se ao dia, está relacionado com o trabalho, ocupação, para aproveitar a luz que o próprio dia oferece em contraste com a noite, onde tudo fica escuro e torna-se mais difícil para trabalhar. O próprio Jesus desafiou a seus discípulos a aproveitar o dia, porque tanto, Ele como o Pai estavam trabalhando a favor da humanidade e queria que seus discípulos também trabalhassem enquanto fosse dia. Ele estava falando numa linguagem espiritual, porque queria usar a ilustração do dia, onde é mais fácil trabalhar e onde o ser humano está com mais forças para realizar seu labor.
A Bíblia disse: “Hoje é o dia de salvação” falando acerca da oportunidade de poder ser salvos e poder trabalhar na obra de Deus para anunciar a salvação a toda criatura.
A noite representa o descanso, o dormir que também é necessário na nossa vida, a favor de nosso corpo e mente. Ainda que durmamos, a Bíblia disse que nosso espirito vela, a nossa comunhão com Deus é permanente quando somos cristãos nascidos de novo.
Na advertência que Jesus faz usando a analogia do dia e da noite, refere-se a que chegará o momento em que o dia acabará, o dia de salvação, o dia de oportunidade para ser salvo acabará, porque a noite chegou. Não fala da noite no sentido real como nos a entendemos, senão que o mundo atravessará um momento de escuridão, porque a salvação já passou. Por isso disse que Ele e o Pai trabalham enquanto é dia, para que os propósitos de Deus se cumpram em nós e através de nós. Mas, a noite chegará, quando Deus entenda que o tempo de misericórdia acabou, porque foi dada abundante oportunidade de salvação e muitos não a aproveitaram.
Viveram seu dia de oportunidade, mas em relação ao espiritual não o aproveitaram, porque viveram só para satisfazer seus desejos e seus propósitos egoístas e terrenos e deixaram a Deus de fora das suas vidas. Chegará a noite, onde já não haverá mais oportunidade para ser salvo, e a escuridade total entrará no ser humano, ainda será mais escuro, porque o pecado de por si escurece nossa vida, quanto mais naquela terrível noite de não mais oportunidade.
Hoje é o DIA de salvação! Aproveita-o! Antes que venha a noite.
pr. Carlos Arellano