A Bíblia afirma: Deus é Amor. Também disse que Deus nos amou de tal maneira que enviou a Seu Filho Jesus Cristo a morrer na cruz a fim que possamos ter a vida eterna crendo Nele. Na Bíblia também encontramos outra afirmação: O diabo, nosso adversário, só tem planos para roubar, matar e destruir. Isso revela o contraste em relação a Deus, ele odeia-nos!
Desde antes da criação tal como a conhecemos e nos é revelada pelas Escrituras, Lucifer, o diabo, cobiçou o lugar de Deus e incitou uma rebelião e conseguiu que um terço dos anjos o seguissem na sua loucura e foram expulsos da presença de Deus. A partir desse momento toda sua força e astuta inteligência estão viradas para odiar e destruir a criação de Deus, o ser humano, feito a imagem e semelhança Dele.
O pecado entrou na humanidade através dum homem, Adão, e isso nos posicionou numa condição vulnerável, exposta a influência do inimigo, que se apresentou e apresenta-se como uma anjo de luz, como algo ou alguém atrativo, inofensivo, ocultando sua verdadeira motivação, o odio contra Deus e contra sua criação. O ser humano fica exposto a sua influência, acreditando suas ardilosas mentiras, acabando por ser um instrumento nas suas mãos, para fazer o mal e acabar odiando a seu próximo e rejeitando o amor de Deus.
Como expliquei anteriormente, a Bíblia revela que a causa de tanta guerra, disputa, contenda em todos os níveis é por causa do coração corrompido do ser humano, que gera odio contra seu próximo e alguns até odeiam a Deus por causa dos dissabores que atravessam na vida, como se Deus fosse o culpável; e não só Deus, muitos odeiam aos cristãos por aquilo que representamos e a nossa presença na sociedade como luz do mundo incomoda-os, por isso o odio. A história corrobora o que digo, seja no passado ou no presente, os cristãos são martirizados, torturados ou mortos por causa da sua fé em Cristo e o diabo lança seu odio, usando pessoas que usam seu poder para tratar de impedir o avanço do cristianismo.
Por outro lado, Deus é amor, sua natureza divina está banhada desta realidade, a tal ponto que está disposto a perdoar nosso pecado e qualquer sentimento mau que possa haver sido gerado dentro de nós.
O sangue de Cristo tem poder para limpar todo pecado. Deus é poderoso para transformar um coração cheio de odio num coração cheio de amor para com Ele e para com seu próximo.
No livro de Atos encontramos a Saulo, um fariseu que respirava ameaças e odio contra os seguidores de Jesus, de tal maneira que entrava pela porta dentro das suas casas e os levava a prisão para serem torturados e mortos. Saulo era um homem violento, iracundo, cheio de raiva e odio, até que um dia Jesus o encontrou no caminho de Damasco e revelou-se a sua vida. Saulo entendeu nesse momento que o Jesus que perseguia e odiava estava vivo e o amava imensamente apesar de todo o odio assassino que havia dentro dele.
O Saulo cheio de odio foi transformado pelo poder de Deus no grande apóstolo Paulo, em pregador e escritor e sobretudo o amor de Deus foi depositado dentro do seu coração e onde antes odiava com todas suas forças tornou-se em amor a Deus e a seu próximo.
Ama e não odies!
pr. Carlos Arellano