O livro de Lamentações contém um tema principal: os sofrimentos que Jerusalém atravessou quando o rei Nabucodonosor capturou a cidade no ano 568 AC. Numa série de elegias o autor expressa sua dor inconsolável pela agonia e angústia da cidade.
O primeiro lamento descreve e explica as aflições de Jerusalém em linhas gerais. O segundo descreve o desastre com maiores detalhes. Destaca que a destruição da cidade é um juízo divino sobre o pecado.
Alguns fatores fundamentais deste juízo são esclarecidos no terceiro lamento. O quarto descreve algumas lições que Jerusalém aprendeu por causa do juízo. O quinto e último lamento, que é mais propriamente uma oração, descrevem de que maneira Jerusalém, a raiz dos seus sofrimentos, lançou-se a procura da misericórdia divina, esperando que Deus de novo seja misericordioso para com Israel.
Posto que as Lamentações de Jeremias ocupam-se do sofrimento como castigo sobre o pecado, muitos crentes tem encontrado neste livro a linguagem da confissão, humilhação e invocação a ajuda de Deus.
A desobediência, a rebelião, a teimosia, o pecar constantemente fazendo o que desagrada a Deus, trará consequências na vida de qualquer crente, seja ele novo ou que já ande muitos anos no cristianismo.
Justamente a salvação em Cristo foi e é para libertar-nos do pecado e todo o sofrimento que ele produz. Pecar pode trazer um certo prazer, mas depois de cometido, virá o remorso e a consciência que acusa. Alguns fazem ouvido surdo, achando que não faz mal e que Deus compreende, como se fosse aceitar essa condição em nós como algo natural. Pelo contrário, um cristão que permite o pecado em sua vida e não se arrepende, sofrerá juízo de Deus, disciplina de Deus.
A Bíblia disse que Deus castiga, disciplina a quem ama e se somos filhos ou filhas Dele, então, tratará com aqueles que decidem fazer as coisas a sua maneira, como se ainda estivessem vivendo sem Deus.
A obediência é premiada, o pecado não. Não vivamos como cristãos pensando que podemos viver pecando como se nada fosse a acontecer. Por isso, a Bíblia mostra-nos o livro de Lamentações para ensinar-nos, como um povo que tinha ao Deus do Universo como seu Deus, o ignorou e o único que colheram foi sofrimento.
Não façamos da nossa vida cristã um Lamento!
pr. Carlos Arellano