29/11/2017

DAR E RECEBER



Dar e receber! Há uma lei instituída por Deus, segundo a qual o princípio para se receber é dar. O receber não existe sem o dar! E muitas vezes damos e devemos dar sem esperar receber. Dar e sempre, com alegria, com coração aberto.

Dar não é só e apenas monetariamente, mas também dar conforto, dar apoio, dar solidariedade, dar comida, dar vestuário, dar amor, este qual, é o maior dos mandamentos.

Podemos, em várias passagens bíblicas, ver os diversos aspetos desta troca, dar e receber.

Em Lucas 6:31-38 lemos, “E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.

E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.

Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.

Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.

Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.” Façamos assim aos outros, como esperamos que façam a nós.

“A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado.” Uma lição sobre dar e receber que extraímos de, (Provérbios 11.24,25)

“Mais bem-aventurado é dar que receber.” Palavras de Jesus citadas por Paulo em, (Atos 20.35) e que devem traduzir a nossa ação cristã. 

A viúva de Sarepta foi obediente e, “Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do Senhor, por intermédio de Elias.” (1 Reis 17.15-16)

Sem a intervenção de Deus, o qual enviou Elias, esta viúva e seu filho iriam morrer de fome.

Também sobre Ana, uma mulher de oração, “Eli abençoava a Elcana e a sua mulher e dizia: O Senhor te dê filhos desta mulher, em lugar do filho que devolveu ao Senhor. E voltavam para a sua casa. Abençoou, pois, o Senhor a Ana, e ela concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor.” (1 Samuel 2.20,21)

Ana deu e recebeu, mais do que deu. Deu o seu primeiro filho Samuel e recebeu três filhos e duas filhas!

Simão Pedro, após uma noite de pesca infrutífera, deu o seu barco emprestado para Jesus e recebeu depois tanto peixe que deu para encher e quase pôr a pique dois barcos, “Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes. Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique.” (Lucas 5.4-7)

O apóstolo Pedro era o que tinha mais coragem para se dirigir ao Mestre, questionando-o, mesmo que dissesse disparate, “Então, lhe falou Pedro: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos; que será, pois, de nós? Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe ou mulher, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna.” (Mateus 19.27-29)

Recompensa melhor podemos esperar? 

Deus vos possa Abençoar e dirigir as vossas Vidas



ob. Fernando Pinho

21/11/2017

JOSÉ V


Apesar de José haver interpretado os sonhos do copeiro-mor e do padeiro-mor, o qual só foi favorável ao primeiro, José foi esquecido rapidamente e a vida de prisioneiro continuou.

Como disse anteriormente, a Bíblia revela um José que nunca murmurou contra Deus pela sua situação, pelo contrário continuou servindo na prisão a seus próximos. Uma coisa descobriu José: a capacidade de interpretar sonhos.

Passaram-se dois anos e o Farão teve dois sonhos que o deixaram perturbado e procurou ajuda entre seus sábios e adivinhos, mas ninguém lhe elucidava sobre o significado dos sonhos. Foi então, que o copeiro-mor lembrou-se de José e como lhe havia interpretado seu sonho e o Farão mandou chamá-lo.

Tudo tem seu tempo debaixo do sol e o tempo de José tinha chegado. Pode-se ter uma ou várias capacidades providas por Deus, mas Ele sabe quando é o melhor momento para ser usadas para Sua glória e benefício de nosso próximo. Deus queria usar a José para preservar a sua família e o povo hebreu que derivaria dela. José era um instrumento de salvação, sem que ele entendesse tudo por aquilo que estava a passar.

José ante Farão deixou bem claro como o fez Daniel séculos mais tarde que a sua capacidade era por causa de Deus, ao qual nada lhe é oculto e conhece todos os mistérios da vida e os dá a conhecer a quem Ele quer conforme seus propósitos.

Devemos ser como José, servir aos outros com nossos dons e capacidades. Haverá momentos e oportunidades que essas capacidades serão de utilidade dentro dos planos do Senhor. Vivamos cada dia servindo a Deus e ao nosso próximo e se nalgum momento Deus quer usar-nos de maneira especial, seremos guiado e instruídos pelo Espírito Santo o qual nos revela todas as coisas.

José interpretou os sonhos de Farão e ele entendeu que foi mesmo Deus quem estava no assunto e que era vital fazer algo e chegou a conclusão que José seria a pessoa indicada para cuidar de todo.

José em todos esses anos que esteve em Egito teve uma escola que o foi preparando para este momento, foi administrador da casa de Potifar e administrador da prisão e agora se lhe abriu a possibilidade de ser administrador duma nação que enfrentaria sete anos de abundância e sofreria sete anos de escassez e fome. José era a pessoa certa para esse momento da história de Egito, as nações circunvizinhas e sua própria família.

Não posso garantir-te de que Deus está trabalhando contigo para preparar-te para algo grande e destacado para tua vida que te fará famoso. O que se posso garantir-te é que se és uma pessoa fiel e obediente a Deus, seja onde estejas neste momento, surgirão oportunidade onde teu dom ou capacidade dada por Ele será usada por Ele e será de bênção para os teus e até vidas que tu nem conheces.

Não desesperes! Todo tem o seu tempo determinado debaixo do sol!

pr. Carlos Arellano

14/11/2017

CURA DE UM HIDRÓPICO


Um sábado, estando em casa de um dos chefes dos fariseus, todos o vigiavam para ver se curava um dos presentes, que sofria de uma doença que o fazia inchar.

Então Jesus, dirigindo-se aos fariseus e especialistas na lei que se achavam em volta: “A lei permite ou não curar um homem num dia de sábado?”. E visto que se recusavam a responder, Jesus tomando o doente pela mão, curou-o e mandou-o embora.

Depois voltando-se para eles, “Qual de vocês é que não trabalha no sábado? Se o vosso jumento ou vosso boi cair numa cova, não tratam logo de o tirar? Uma vez mais, não encontraram resposta que lhe dessem. LUCAS 14:1-6

Uma pessoa que sofre de hidropisia, é aquela que apresenta inchaço com acumulação excessiva de fluidos nos tecidos ou em certas cavidades de um organismo. Este se encontrava em casa de um dos chefes dos fariseus, onde as pessoas acudiam procurando uma solução para seus males.

Os fariseus e os especialistas na lei através dos tempos tinham criado e inventado tantas leis, que na verdade eram obstáculos que impediam que as pessoas encontrassem ajuda. O sábado, o dia de culto dos judeus era um empecilho para encontrar cura ou consolação. O povo era proibido de fazer esforços e segundo eles, curar um enfermo no sábado era pecado, mas para Jesus não.

Estes líderes religiosos esqueceram algo importante no Reino de Deus, a misericórdia e a compaixão, que eram a marca distintiva na vida de Jesus. Deus não proibia a realização duma cura num dia sábado e Jesus curou a o homem hidrópico e ficou liberto do mal que o atormentava.

Deus é Senhor de todos os dias. Hoje é o dia que o Senhor criou para que nos alegremos nele. Hoje, é um bom dia para que a cura e a libertação operem na tua vida. Hoje em dia os fariseus do século XXI dizem que Deus só cura em cultos especiais de cura divina ou em campanhas de cura em algum lugar público e infelizmente muitos pensam que é assim, que só um ungido com um dom especial pode curar. Digo para ti, não é bem assim!

Jesus está em todo lugar e seu poder não se limita a um determinado dia e a uma determinada hora ou a uma reunião especial. São os homens que criam ditas condições como os fariseus e os especialistas da lei.

Crês que Jesus é poderoso para te curar? Sim. Então, cré somente e recebe tua cura ou libertação, não importando se é quinta-feira, sábado ou segunda-feira. Agora mesmo que está a ler estas linhas, cré somente, não precisas de cerimonias especiais. 

SÓ FÉ EM JESUS!

pr. Carlos Arellano

08/11/2017

PROFECIA DIVINA


Começo com uma pergunta: Toda profecia que é dita particularmente ou publicamente é de origem divina? Sim ou Não? Atrevo-me a afirmar Não como reposta.

Pode haver profecias ditas com muita sinceridade e que deseja o melhor para o próximo, mas não foi inspirada pelo Espírito Santo. Também há profecias que são lançadas no meio do culto, que são boas de ouvir, mas nunca há uma avaliação para saber se se cumpriu ou não. Já vi pessoas a estar recebendo uma profecia e cair no chão no meio dela e a pessoa fica apagada e não ouve nada. Parece algo impressionante, mas é algo inconsequente, se supõe que a pessoa deve prestar atenção e tomar nota do que está a ouvir e confirmar através do tempo se foi uma profecia divina ou se foi só uma profecia humana.

A Bíblia, tanto no Antigo Testamento, onde se vê a operação dos profetas, como no Novo Testamento, no surgimento da igreja, encontramos instruções acerca da profecia e destacam a importância de que elas sejam analisadas e provadas para ver se são de origem divina, para confirmar se é uma profecia divina e não palavras humanas que se as leva o vento.

Toda a Escritura é profecia, assim quando um pregador está operando sob a inspiração do Espírito Santo, está a profetizar, aquilo que está escrito. Produzindo no ouvinte: edificação, exortação e consolação. Não necessariamente a profecia tem que ser um prognóstico sobre o futuro. A minha preocupação é especialmente quando ela anuncia coisas que vão a acontecer num futuro próximo ou distante. Profecias que se tornam promessas de felicidade terrena, acompanhada de grande sucesso financeiro, empresarial e até ministerial, profecias que falam dum grande ministério. É bonito de se ouvir no calor do momento, mas nunca se torna um fato real.

Uma vez, estando noutro país, num congresso, ouvi a uma profetisa, profetizar a um jovem pastor português que teria a maior igreja de Portugal, foi bonito e emocionante de se ouvir, o jovem pastor caiu ao chão e já passaram muitíssimos anos e nada. Deve seguir esperando?

Quando Deus promete algo para nós, devemos esperar, como aconteceu com Abraão, que esperou 25 anos até que nasceu Isaque. Agora, espera-se que uma profecia se cumpra para que seja reconhecida como uma profecia divina. 

Deus instruiu na Escritura, que quando fosse anunciada uma profecia, se comprova-se se é verdadeira ou não. Se a profecia se cumpre, então, Deus falou através do profeta ou profetisa. Mas se a profecia não se cumprir, Deus não falou, foi só uma profecia humana.

Quando alguém profetizar para ti. Avalia, medita, aguarda. Si se cumprir, é uma profecia divina, senão se cumprir é uma falsa profecia.

“Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis”.

pr. Carlos Arellano

01/11/2017

DEUS SUSTENTA


A natureza e o ministério de Jesus estão expressas em Lucas 4:25-27, quando Jesus mesmo, diz isto: “Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome;
E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva.
E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro.”

É interessante que em Lucas 4:25-27 Jesus mencione esses dois episódios para articular a natureza da sua própria missão.

Nesta passagem bíblica, são feitas referências a dois profetas, Elias e Eliseu, os quais protagonizaram milagres maravilhosos operados por Deus, os quais marcaram para sempre os seus intérpretes, conforme vemos em 1Reis 17:15-16 e 24 e 2Reis 5:14-15

Os profetas podiam vir de qualquer das doze tribos de Israel. Já os sacerdotes somente podiam vir da tribo de Levi, com exceção para Melquisedeque e Cristo. 

Eliseu, que significa, Deus é Salvação, era filho de Safate, e foi discípulo e sucessor de Elias, tendo sido agraciado, a seu pedido com o dobro do Espírito de Elias e tendo simultaneamente Deus operado através de Eliseu, o dobro dos milagres que operou através de Elias.

Jesus comparou explicitamente seu ministério com o de Elias e Eliseu e isso deve ser um consolo para nós, saber que, quer sejamos a viúva de Sarepta, no caso de Elias, quer sejamos Naamã, no caso de Eliseu, Jesus se interessou particularmente por nós e por nós se deu em sacrifício vivo.

Deus cuida daqueles que chama para fazer a sua obra. O nosso sustento vem do Senhor.
Elias foi sustentado em tempos de crise, por aquele que não conhece crise, pois todas as coisas lhe pertencem:
[Salmo de Davi] Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. (Sl 24:1)
Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos. (Ageu 2:8)
Deus sustenta
Vários milagres de Eliseu estavam relacionados com comida. Muitas pessoas com quem Eliseu se cruzou estavam passando dificuldades e não conseguiam sustentar-se sozinhos. 
Por meio de Eliseu, Deus providenciou o que cada um precisava: água, comida, sustento para pagar as dívidas... Deus não os abandonou na dificuldade.
Quantas vezes ficas acordado de noite perguntando: “será que vou ter sustento no futuro?” A ansiedade sobre o futuro tira a paz mas Deus está no controle. Confia em Deus! Ele vai sustentar-te, mesmo na dificuldade. Preocupa-te apenas em fazer a vontade de Deus e ele vai cuidar de ti (Mateus 6:31-34).

Deus importa-se com as coisas pequenas
Certa vez, Eliseu estava com alguns homens que estavam a cortar árvores para construir um lugar de reuniões. O ferro do machado de um dos homens soltou-se e caiu na água. O homem ficou preocupado porque o machado não era dele e agora tinha-o perdido. Então Eliseu fez o ferro do machado flutuar e o homem conseguiu-o recuperar (2 Reis 6:5-7).

Por vezes podes pensar que os teus problemas são muito pequenos para Deus. Eliseu fazia milagres diante de reis e exércitos; porque deveria preocupar-se com um machado? Mas Deus preocupa-se com cada detalhe da tua vida. Ele até conta todos os cabelos da tua cabeça! (Lucas 12:6-7) Podes levar tudo para Deus que Ele está sempre atento.

Deus é mais forte

O rei da Síria decidiu capturar Eliseu, porque ele estava frustrando os seus planos de conquistar Israel. O rei enviou o seu exército, que cercou a cidade onde Eliseu estava. Quando o servo de Eliseu viu o exército ele ficou com medo mas Eliseu orou e ele viu um exército espiritual ainda maior do seu lado! Eliseu orou outra vez e todo o exército inimigo ficou cego (2 Reis 6:16-18).

Quando te sentes rodeado(a) de problemas, sem forças para os vencer, lembra-te que Deus é mais forte. Nenhum problema é grande demais para Deus! Pede a Deus para abrir os teus olhos para a verdade. Ele tem a ajuda que tu precisas.

Deus te Abençoe 

Fernando Pinho

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...