31/12/2010

Feliz Ano Novo


    Primeiro que tudo gostaria de aproveitar este último dia do ano, para desejar a nossos irmãos, amigos, colegas de ministério e todo aquele (s) que acederam ao blogue da Comunidade Cristã de Murtosa um Feliz Ano e que possam desfrutar de todo o bom que o Deus dos Céus tem para ti e tua família.
    Se tivesse que pôr um nome para este mensagem para o ano 2011, o titularia “O ano do sentido comum”.
    Infelizmente muitas famílias encerram o 2010 e iniciam o 2011 em situação precária económica. Durante anos fomos iludidos, não somente pelo marketing consumista de compra agora e paga depois, senão também os pregadores da prosperidade, que também incitaram ao povo a consumir, que Deus depois supre. Muitos de esses compromissos foram assumidos sem avaliação e hoje há consequências.
    Quero compartir três princípios para este ano 2011, para sermos bons mordomos fieis, conforme a Escritura nos indica:
    1.Saiba seu lugar Josué 1:1-6
    Moisés tinha morrido e agora o jovem líder Josué assumiu a sua responsabilidade de guiar ao povo, na conquista da Terra Prometida. Se há algo que precisamos ter certeza é saber qual é o nosso lugar, qual é o meu papel debaixo do sol. Não podemos dar-nos mais o luxo de andar desnorteados, vivendo só o dia-a-dia, sem entender qual é a nossa missão na vida, nesta geração. Toma um tempo para descobrir o que Deus quer de ti, se já sabes, investe tua vida, força, energia em realiza-lo.
    2.Saiba suas capacidades Lucas 14:25-33
    Sem querer forçar o texto que trata do preço a pagar por ser discípulo de Cristo, aqui vemos Jesus utilizando situações da vida para que façamos primeiro uma avaliação para saber com que contamos. As vezes os mensagens triunfalistas dos pregadores ou os testemunhos de pessoas que atingiram o sucesso, nos faz sonhar que nós também chegaremos lá.
    Precisamos avaliar, qual é o nosso dom? Qual é o meu talento natural? Com que meios conto? Que recursos tenho? E assim por diante. Devemos perguntar se fomos talhados para aquilo que queremos atingir, por isso a importância de saber o nosso lugar. As vezes vemos a meta, mas não medimos, nem avaliamos os meios que temos ou não temos em nossas mãos. Somos seres inteligentes, paremos, pensemos, calculemos e depois vamos em frente.
    3.Saiba gerir sua prosperidade Génesis 41:29-37
    Às últimas décadas fomos levados a ser consumidores sem controlo, a não guardar nada para amanhã e não estou a falar de esconder um tesouro e tornar-nos avaros. Concordo com Jesus, cada dia seu próprio mal. Mas usemos o sentido comum, porque temos que gastar tudo? Ou gastar mais do que temos? A vida tem todo tipo de tempos, vacas gordas e vacas magras, José aconselhou ao Farão que durante o período de prosperidade guarda-se a quinta parte.
    Porque não seguimos esse conselho? Estás a viver uma boa época na tua vida, aplica ou junta uma parte grande ou pequena para investir e produzir mais. Já não é tempo de viver imprudentemente, gasto tudo e amanhã se verá. As vezes o que Deus espera é uma atitude, pode ser que estás num momento de desemprego, carente, a sofrer as consequências de más decisões. Deus promete suprir as nossas necessidades se decidimos mudar e seguir seus princípios e realizar-nos a sua vontade.
    Este ano2011 tem de ser o Ano do Sentido Comum. Um Bom Ano.
Pastor Carlos Arellano.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...