28/02/2011

Pensando com o Pr. Carlos (66ª Parte)

Marcos 7:14-23
    E, chamando outra vez a multidão. Disse-lhes: Ouvi-me, vós todos, e compreendei. Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar, mas o que sai dele, isso é que contamina o homem. Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça.
    Depois, quando deixou a multidão e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola. E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, porque não entra no seu coração, mas no ventre e é lançado fora, ficando puras todas as comidas?
    E dizia: O que sai do homem, isso é que contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfémia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.
    A história nos mostra que alguns homens e mulheres entenderam mal acerca da   contaminação espiritual e optaram por retirar-se e viver em mosteiros, achando que saindo do ambiente do mundo, não pecariam. Mas o pecado continuava activo e coisas más sucediam dentro de esses lugares.
    Jesus ensinou que o que contamina ao homem sai de dentro dele. Um coração sujeito a suas própias paixões, por isso precisa que Cristo reine dentro dele.
    A bíblia diz, que nosso coração é enganoso, só Deus o conhece.
Pensa nisto.

25/02/2011

Dons Espirituais 7ª Parte

DOM DE MISERICÓRDIA
Romanos 12:8 o que exercita misericórdia, com alegria.
    A palavra misericórdia significa comiseração pela desgraça alheia, compaixão, piedade. Vale a pena esclarecer de que no mundo vamos encontrar muitas pessoas com atitudes de misericórdia para com o próximo, seja individualmente ou institucionalmente.
    Quando acontecem desgraças naturais ou provocadas pelas guerras, todo um exército de misericordiosos, viaja a ditos lugares. Estas pessoas humanamente são misericordiosas, compassivas, mas não são nascidas de novo.
    No Corpo de Cristo, aqueles em que foi derramado o amor de Deus pelo Espírito Santo, devemos ter exercido ou exercemos de misericórdia para com os outros, tornando-se algo natural.
    Mas na lista dos Dons Espirituais, existe o Dom de Misericórdia que é dado especificamente a alguns cristãos.
    Jesus se compadeceu e teve misericórdia para com os perdidos.
    Mateus 9: 36 E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes, como ovelhas que não tem pastor.
    O Dom de Misericórdia estende-se a ajudar aqueles que estão aflitos, os pobres, os doentes, os estrangeiros.
    O Dom de Misericórdia pode dar-se em prestar auxilio, através de diversas maneiras práticas e eficazes.
    A atitude e a manifestação de quem tem Dom de Misericórdia são a alegria e a benevolência.
    O Dom de Misericórdia demonstra a ternura e sensibilidade do amor cristão.
    Parábola do Bom Samaritano
    Lucas 10:30-35 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
    E ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo.
    E de igual maneira também um levita, chegando àquele lugar, e vendo-o, passou de largo.
    Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele, e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
    E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidar dele;
    E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que demais gastares eu to pagarei quando voltar.


24/02/2011

Pensando com o Pr. Carlos (65ª Parte)


Marcos 7:9-13

    E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe e: Quem maldisser ou o pai ou a mãe deve ser punido com a morte.

    Porém vós dizeis: Se um homem disser ao pai ou a mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor, nada mais lhe deixam fazer por seu pai ou por sua mãe, invalidando, assim, a palavra de Deus pela vossa tradição, que vos ordenastes. E muitas coisas fazem semelhantes a estas.
    Os religiosos com os quais Jesus lidava, não só impunham uma série de tradições inventadas por eles, senão que se aproveitavam da ignorância do povo, manipulando-os para ficar com o dinheiro. Noutra parte Jesus disse que devoravam as casas das viúvas, ficando-lhes com todo.

    Se há alguém se aproxima da tua vida, querendo oferecer-te, vender-te, prometer-te uma bênção a troca de dinheiro ou algum benefício, está errado.

    Aquilo que recebemos de graça, deve ser compartido de graça.

Pensa nisto.

23/02/2011

Pensando com o Pr. Carlos (64ª Parte)

Marcos 7:5-8
Depois, perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Porque não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem com as mãos por lavar? E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens, como o lavar dos jarros e dos copos, e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
Ontem falávamos acerca de ter uma religião externa, sujeita a actos externos.
Jesus confrontou a seus opositores religiosos, chamando-os de hipócritas, porque seus ensinamentos contrariavam os mandamentos de Deus.
Quando deixamos de lado a obra do Espírito Santo e a Palavra de Deus e enveredamos pelos nossos próprios mandamentos ou ideias pessoais, nos iremos afastando de Deus cada vez mais e mais.
Pensa nisso.

22/02/2011

Pensando com o Pr. Carlos (63ª Parte)

Marcos 7:1-4
    E reuniram-se em volta deles os fariseus e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém. E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.
    Porque os fariseus e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes; e, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal, e as camas.
    Uma vez ouvi alguém ensinar de que a religião, indistintamente qual seja ela, preocupa-se mais pelo externo.
    Os religiosos judeus haviam desenvolvido uma religião externa, como lavar as mãos, os copos, os jarros, os vasos de metal, as camas. Ao fazer isto achavam que estavam em melhor posição, comparado com outras pessoas, incluindo os discípulos de Jesus.
    Tua religião é baseada em actos externos, rituais, cerimonias ou uma relação pessoal é íntima com teu Criador?
Pensa nisso.

21/02/2011

Pensando com o Pr. Carlos (62ª Parte)

Marcos 6:53-56

    E, quando já estavam no outro lado, dirigiram-se à terra de Genesaré e ali atracaram. E, saindo eles do barco, logo o reconheceram; e, percorrendo toda a terra em redor, começaram a trazer em leitos, onde quer que sabiam que ele estava, os que se achavam enfermos.

    E, onde quer que entrava, ou em cidade, ou em aldeias, ou no campo, apresentavam os enfermos nas praças e rogavam-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da sua veste, e todos os que lhe tocavam saravam.

    Tal era a fama de Jesus que ele não precisava de fazer nenhum esforço para atrair a multidão doente e carente.

    Talvez alguns de nós já fizemos grandes esforços evangelisticos e o resultado não tem sido conforme a nossa expectativa, até pelo contrário, como que passamos despercebidos.

    Há uma coisa que aprendi com Jesus, ele confiava e dependia do Pai e assim devemos ser nós, não é pela nossa força, senão pelo Seu Espírito e Deus acrescentará a nossa vida ou ministério o que Ele quiser.

Pensa nisso.

18/02/2011

Dons Espirituais 6ª Parte

DOM DE PRESIDIR

Romanos 12:8 o que preside, com cuidado.

    Algumas definições que encontramos no dicionário português são as seguintes: ocupar a presidência, governar, dirigir, ter a direcção de, superintender, dirigir os debates, de ocupar lugar de honra, guiar como chefe, comandar.

    Se levamos todos estes conceitos a aquilo que está na lista dos Dons Espirituais, o Dom de Presidir dentro do contexto cristão, é alguém capacitado com um dom para liderar, não falo de um mestre-de-cerimónias ou alguém que dirige uma assembleia para tratar assuntos de igreja ou de negócios, há muita gente capacitada e talentosa para isso e não tem o Dom de Presidir.

    Aqui o Dom de Presidir, fala de um líder que dirige, guia, leva o povo que o segue aos propósitos de Deus. Não é uma palavra muito utilizada na congregação de crentes, mas o dom está activo nos verdadeiros líderes, indistintamente o ofício que exerça no Corpo de Cristo.
Quem tem o Dom de Presidir deve faze-lo com cuidado e dedicação.

    O Dom de Presidir leva ao indivíduo a ser diligente no trabalho confiado pelo Senhor.
Quem tem o Dom de Presidir, esforça-se por completar a tarefa o mais depressa possível.
Exemplo bíblico do Dom de Presidir.

    Josué 24:14-15 Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egipto, e servi ao Senhor.

    Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

    Josué era um líder que sabia de onde tinha vindo, onde se encontrava actualmente e sabia para onde se dirigia, assim opera o Dom de Presidir.

17/02/2011

Pensando com o Pr. Carlos (61ª Parte)



Marcos 6:47-52

    E, sobrevindo a tarde, estava o barco no meio do mar, e ele sozinho em terra. E, vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite, aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar adiante deles.

    Mas, quando eles o viram andar sobre o mar, pensaram que era um fantasma e deram grandes gritos. Porque todos o viram e perturbaram-se; mas logo falou com eles e disse-lhes:
Tende bom ânimo, sou eu; não temais.

    E subiu para o barco para estar com eles, e o vento se aquietou; e, entre si, ficaram muito assombrados e maravilhados, pois não tinham compreendido o milagre dos pães; antes, o seu coração estava endurecido.

    Há algo que me chama a atenção, a intenção de Jesus de querer passar adiante deles. Será que Jesus queria ir andando sobre o mar até o outro lado? Podemos pensar que sim.

    Não é assim também as vezes, que Deus quer estar à frente de nós e quer que nós continuemos nossa caminhada, ainda contra ventos contrários.

    Cada vez que os discípulos entravam em desespero, Jesus os repreendia. Pergunto, será que quando estamos em meio de provas difíceis, teremos que entrar em pânico? O melhor que podemos fazer, é continuar caminhando, confiando em que Deus está presente.

    Nós somos provados para ser aprovados.

Pensa nisso.

16/02/2011

Pensando com o Pr. Carlos (60ª Parte)


Marcos 6:45-46

    E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para o outro lado, a 

    Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.

    E, tendo-os despedido, foi ao monte para orar.

    Existe uma diferença entre prioridade e importante.

    Quando falamos de coisas importantes que significa útil, necessário, essencial, a lista é cumprida e diversificada como trabalhar, estudar, comer, negociar, dormir, aprender, etc.

    Prioridade que significa primazia de tempo, de ordem ou categoria, encontra-se acima do importante, porque aquilo que é prioritário é vital para nos manter vivo.

    Para Jesus a oração era algo prioritário, ao ponto de despachar a seus discípulos e envia-los longe. Ele queria estar a sós com Seu Pai.

    Quando queremos crescer na vida espiritual, teremos que deixar de lado as vezes as coisas importantes, para dedicar-nos a aquilo que é prioritário.

Pensa nisso.

15/02/2011

Pensando com o Pr. Carlos (59ª Parte)

Marcos 6:35-44
    E, como o dia fosse já muito adiantado, os seus discípulos se aproximaram dele e lhe disseram: O lugar é deserto, e o dia está já muito adiantado; despede-os, para que vão aos campos e aldeias circunvizinhas e comprem pão para si, porque não têm o que comer.
    Ele, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram-lhe: Iremos nós e compraremos duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer? E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes.
    E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em grupos, sobre a erva verde. E assentaram-se repartidos de cem em cem e de cinquenta em cinquenta. E tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu e abençoou, e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos.
    E todos comeram e ficaram fartos, e levantaram doze cestos cheios de pedaços de pão e peixe. E os que comeram os pães eram quase cinco mil homens.
    Fora daquilo que é descrito nas Escrituras, nunca vi, nem participei um milagre como este da multiplicação dos pães e peixes.
    Na nossa Comunidade um dos lemas bíblicos que nos norteia, é a ordem de Deus, Cresce e Multiplica-te. O aplicamos da maneira seguinte, primeiro dedicamo-nos a crescer, amadurecer, descobrindo o que temos (Dom) e depois multiplicamo-nos em outra vidas, servindo-os, ajudando-os no seu crescimento e posterior multiplicação deles.
    Os discípulos achavam que aquilo que tinham era pouco, cinco pães e dois peixes. Na verdade em Cristo multiplicou-se! Igual é em nós, usa aquilo que tens e multiplicar-se-á.
Pensa nisso.

14/02/2011

Pensando com o Pr. Carlos (58ª Parte)


Marcos 6:33-34

    E a multidão viu-os partir, e muitos os conheceram, e correram para lá, a pé, de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles, e aproximavam-se deles.

    E Jesus, saindo viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.

    Que é o primeiro que pensa uma pessoa sem Deus acerca de se mesmo? Primeiro eu, porque a natureza humana é egoísta.

    Que é o primeiro que deve pensar um cristão nascido de novo? Depois de Deus no primeiro lugar, os outros, porque assim o manda o Senhor.

    Em que pensas tu? Seremos como Jesus, que procurava um momento de descanso, juntamente com os seus, mas ao assistir a uma multidão carente, desnorteada, a semelhança das ovelhas que não tem pastor, não se abstraiu, nem fugiu, não antepôs o seu interesse, entregou-se de cheio no ensino. Somos como Jesus?

Pensa nisso.

11/02/2011

Dons Espirituais 5ª Parte


DOM DE REPARTIR

    Romanos 12:8 o que reparte, faça-o com liberalidade.

    Neste verso encontramos duas palavras que é importante entender seu significado. Repartir significa separar em partes, dividir, distribuir, partilhar, compartir. Liberalidade significa generosidade.

    Uma pessoa generosa é quem gosta de dar.

    O Dom de Repartir fará que a pessoa que o receba se torne generoso de uma maneira sobrenatural, não falamos aqui de pessoas normais que são generosas, o mundo tem muitos assim, estamos a falar de Dons Espirituais, não confundamos com filantropia que é algo humano.

    Como o Espírito Santo reparte como Ele quer, não necessariamente será dado a crentes ricos ou com posses, porque podemos ter a ideia de que esse tipo de pessoas é a mais capacitada para dar.

    Por incrível que pareça, vamos a encontrar pessoas que não tem grandes recursos, pelo contrário só contam com um salário, mas o Dom actuará neles e através deles para compartilhar com aquele que precisa.

    Também vamos a encontrar no Corpo de Cristo, gente bem próspera, ate rica e Deus vai por o Dom de Repartir para aplica-lo em projectos locais, missões. Deus é soberano e sabe como usar-nos a cada um de nós.

    Faço um parêntesis de que o cristão nascido de novo deve ser devedor para com seus semelhantes, já que recebemos de graça, devemos dar de graça aos outros, não precisamos ter o Dom de Repartir para dar as Boas Novas, dinheiro, tempo, roupa, comida, etc.
O Dom de Repartir relaciona-se com Dar, há muitas maneiras de compartir, já mencionei algumas.

    O Dom de Repartir é activado liberalmente, sem restrições, não é mesquinho.

    Quem funciona com o Dom de Repartir o faz com generosidade, simplicidade e franqueza.

    A atitude correcta é muito importante, o Dom de Repartir deve ser temperado com amor, compaixão, é tão igual a qualquer outro Dom, temos que revisar constantemente nosso coração para não fazer as coisas só por fazer, ou querer ser visto pelos outros. Cuidado!

    A atitude deve ser de querer dar sem esperar nada em troca.

    Exemplo bíblico do Dom de Repartir.

    Actos 4: 35-37 E repartia-se por cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.

    Então José, cognominado, pelos apóstolos, Barnabé (que traduzido, é Filho da Consolação), levita, natural de Chipre,

    Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...