29/06/2013

UMA PALAVRA…

E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.
Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou. 1 João 2:3-6
Teoria ou prática? Ou uma ou outra, não há termo meio no cristianismo, ou somos ou não somos.
É fácil dizer com a boca de que somos cristãos ou que frequentamos uma determinada igreja local e até pode ser verdade; mas como alguém bem disse, que por dormir numa garagem, não faz de nós ser um carro.
Não é o fato de ir a reuniões que me faz ser cristão ou não, é o fato de viver aquilo que nos é revelado na Palavra de Deus, tornar-lho uma realidade na nossa vida diária.
Alguém disse que o cristianismo é medido lá em casa, não no templo, porque o Domingo todos temos cara de santos, incluindo o pastor, normalmente nas reuniões todos se portam bem, salvo algumas situações específicas.
Talvez não sejamos os melhores cristãos do mundo, que aliás nem existe, porque até o mais maduro espiritualmente, falha, erra, senão, o que determina que sejamos genuínos é o nosso desejo sincero produzido pelo Espírito de querer fazer o que agrada a Deus, ainda que seja contra nossos interesses egoístas.
Podemos ser pessoas que não andamos mentindo, mas a nossa vida se torna uma grande mentira, senão obedecemos os mandamentos de Deus. É a nossa única maneira de demonstrar uma correspondência ao nosso Senhor, obedecendo-lhe conforme nos vai instruindo em sua Palavra.
Deus nunca vai mandar fazer algo que esteja acima de nossa capacidade, mas se Ele vai revelando pela sua Palavra mandamentos e o nosso espírito vai percebendo de que é uma demanda para nossa vida, é porque Ele sabe de que estás preparado espiritualmente para converter-lho numa realidade na tua vida.
O pecado da omissão que muitos cometem, porque sabem o que Deus quer da suas vidas, mas fazem como que não é com eles, enchendo a mente e coração com argumentos, justificações, escusas que nunca vão a convencer a Deus, nem dar-lhe a volta.
O amor de Deus se manifestará somente naqueles que obedecem, que guardam seus mandamentos, que caminham e vivem como Jesus viveu aqui na terra e deixou um exemplo narrado nas Escrituras para que nós sigamos suas pisadas.
Muitas pessoas que até tiveram um novo nascimento, atrasam o crescimento da sua vida espiritual, porque não obedecem. Não há maneira de crescer espiritualmente e ser como Jesus, se a obediência a seus mandamentos são postos de lado ou deixados para um amanhã que nunca chega.
Não esqueçamos que um dia estaremos no Tribunal de Cristo e será dado a cada um conforme foi a sua conduta e isto será em relação a obediência e fidelidade de cumprir fielmente as verdades que Deus ia revelando a cada um de nós.
Não fiquemos na teoria, vivamos uma vida cristã prática, visível, que possa agradar a Deus e que todos os que nos rodeiam, concordem ou não, saibam de que somos cristãos de verdade e não mais um hipócrita e mentiroso chamando-se de cristão, mas negando a eficácia da piedade.

28/06/2013

Ester 8:8-10


Por isso estou com certeza de acordo com o vosso desejo; mandem uma mensagem a todos os judeus, dizendo-lhes o que quiserem, em nome do rei, e podem selá-lo com o selo do anel do rei, para que não se possa mais revogar.
Os secretários do rei foram imediatamente chamados, estava-se no dia 23 do mês de Julho, e escreveram, enquanto Mardoqueu ia ditando, um decreto diretamente dirigido aos judeus, e para o conhecimento de altos funcionários, governadores e chefes políticos de todas as províncias, desde a Índia até a Etiópia, cento e vinte e sete ao todo. Este texto legal foi traduzido nas línguas e dialetos de todos os povos do império.
Mardoqueu pôs-lhe no fim o nome do monarca e selou-o com o anel real, fazendo-o acompanhar de cartas que mandou por correios rápidos, condutores de camelos, de mulas e dromedários novos, usados ao serviço do rei.
O rei deu toda a autoridade a Mardoqueu para solucionar esta situação.
Os decretos persas não podiam ser anulados, a lei persa não permitia, era necessário estabelecer um novo.
Hoje podemos por meio da Bíblia saber de que Jesus Cristo anulou todo decreto de morte que estava sobre nós, como seres humanos. Foi naquela cruz onde entregou a sua vida por ti e por mim em que cancelou o nosso destino eterno de destruição.
Hoje por meio da fé na sua obra salvífica, podemos desfrutar de todos os decretos divinos, manifestados nas promessas e pactos que Deus estabeleceu com todos aqueles que creem no seu Filho; assim que não interessa aquilo que os homens ou o mesmo Satanás decrete contra nós, agora, nós estamos debaixo da bênção dos decretos de Deus.
Pensa nisto.

27/06/2013

Ester 8:3-7

Mais uma vez Ester veio ter com o rei, caindo a seus pés, rogando-lhe banhada em lágrimas, que suspendesse a ação proposta por Hamã de destruição do povo judeu. De novo o rei estendeu o cetro na sua direção. Ela ergueu-se, pôs-se na frente do soberano e retomou:
“Se o rei quiser dar-me ouvidos, e se realmente me ama, então que faça publicar um decreto anulando a ordem inspirada por Hamã de destruir os judeus em todas as províncias do reino. Como poderia eu resistir a ver o meu povo assassinado e destruído?”
O rei Assuero disse pois à rainha Ester e ao judeu Mardoqueu: “Dei a Ester o palácio de Hamã, esse homem que acabou de ser enforcado porque tentou fazer-vos mal. Ester se humilhou ante o rei para clamar por uma mudança do decreto. Ester era muito sábia e colocava muito bem as palavras ante o rei.O rei explicou-lhes como fez justiça a Ester e Mardoqueu. Hoje devemos saber distinguir entre falar de maneira manipuladora e falar de maneira sábia; seja que nós a façamos a outros ou nos queiram fazer a nós. Um cristão nunca deve manipular, nem usar de astucia, nem usar os sentimentos para conseguir um determinado propósito ou interesse. Falemos sempre com coração sincero e transparente, que nossas intenções sejam conhecidas de todos, não ocultemos nada debaixo da manga como se disse.Deus vai honrar quando apreendemos a falar com sabedoria, aliás é uma arte e perícia que devemos desenvolver como cristãos. O mundo tem a sua maneira de falar, nós temos a nossa.

Pensa nisto

26/06/2013

Ester 7:5-8; Ester 8:1-2




E o rei perguntou: Quem planeou isso? E Ester apontou para Hamã.
Hamã ficou baralhado, porque não imaginava que Ester fosse judia.
O rei retirou-se, porque ficou alterado, enquanto Hamã clamava pela sua vida.
Pode ser que Hamã tropeça-se e caísse na cama de Ester, ao entrar o rei, foi demais, levarão a Hamã.
Os reis não podiam ver os rostos dos condenados, por isso eram tapados.
Hamã foi enforcado na forca que havia preparado para Mardoqueu.
Ester ficou com a casa de Hamã e Ester lhe contou acerca de seu parentesco com Mardoqueu.
Toda a situação se inverteu. Mardoqueu ficou com a casa de Hamã e recebeu autoridade de parte do rei.
Hoje quando se fica ansioso por alguma coisa de nosso interesse, até sendo algo correto, deve ser apresentado diante do Senhor.
Deus sabe o melhor para nossas vidas; aquilo que devemos fazer é ser íntegros e humildes en toda nossa maneira de viver.
Há coisas que não vão acontecer por mais que nos esforcemos e empenhemos, se Deus não está no assunto; por isso a importância de colocar todos os assuntos em oração e aguardar por uma reposta de parte Dele, seja sim ou não.
As vezes, quando menos pensamos as coisas se invertem para nosso bem e benefício, porque simplesmente acha-mos graça ante Deus pela nossa atitude.
Pensa nisto.

25/06/2013

Ester 7:1-4




Apresentaram-se então no banquete de Ester o rei e Hamã juntos. De novo o monarca, chegando o momento de servir os vinhos, lhe perguntou: “O que é que pretendes, rainha Ester? Qual é o desejo que queres apresentar? Seja o que for te darei, até metade do reino!”
A rainha disse então: “Se realmente eu ganhei, ó rei, as tuas boas graças, e se bem te parecer, peço que salves a minha vida e do meu povo. Porque tanto eu como meu povo fomos vendidos a quem nos quer destruir.
Estamos condenados a ser liquidados, assassinados. Se ao menos fôssemos vendidos como escravos e escravas, talvez me calasse, visto que com isso o prejuízo causado ao rei não seja de enorme monta.
Conforme o combinado o rei e Hamã se apresentaram ao banquete de Ester e o rei perguntou-lhe o que queria.
Ester compartiu sua dor e situação, do seu povo que também incluía a ela.
Ela expressou que uma ação como essa traria prejuízo ao rei e teria que aprovar a morte da esposa.
Hoje cada pessoa de maneira diferente ou as vezes parecido com outras tem cargas, problemas que provocam uma grande dor e angustia.
É um erro pensar que pode-se levar sozinho as cargas; especialmente como cristãos quando a Bíblia ensina para levar as cargas uns com outros.
Não podemos ir contando a todos o que sentimos ou atravessamos, precisamos fazer escolhas sábias e prudentes para compartir nossa dor e preocupação, tem que ser com a pessoa certa, as vezes não é para receber um conselho, só para compartir e liberar aquilo que agonia e angustia o nosso coração, é muito bom.
Pensa nisto.

24/06/2013

Ester 6:1-14


O rei ficou sem sono e pediu que trouxessem o livro das crônicas do reino para ser lido.
Encontrou o registo do serviço prestado por Mardoqueu ao denunciar a conspiração de assassinato do rei.
O rei perguntou que honra recebera, seus servos lhe comunicaram que nenhuma.
Nesse mesmo instante Hamã entrava no pátio do rei para pedir que enforcasse a Mardoqueu.
Hamã expressou todo o que ele gostaria que lhe fizessem a ele, porque se achava que era o único merecedor de tal honra.
A Hamã lhe saiu o tiro pela culatra.
Sua própria mulher e amigos vaticinaram sua queda e que seus intentos contra Mardoqueu e os judeus não prevaleceriam.
Hamã foi levado depressa ao banquete que Ester tinha preparado.
Hoje é inevitável que pessoas que odeiam aos cristãos conspirem contra eles. Assistimos a situações em países onde os cristãos estão a ser perseguidos, torturados e inclusive mortos.
Será que Deus não é poderoso para salvar-lhos? Sim, mas está na sua soberania fazer-lho ou não. O livro de Apocalipse nos revela que os mártires receberão honra na eternidade.
Esses cristãos que morrem já são salvos, suas vidas estão nas mãos de Deus, ao morrer vão diretamente a sua presença.
Há casos como o de Mardoqueu, que envolvia uma salvação nacional, pelas intenções malignas que Hamã havia perpetrado contra a nação judia; por isso a preservação de Deus e haver-lho colocado em lugar de honra.
Não há garantia de que sejamos poupados da morte si se inicia uma persecução contra nós, no país que vivemos; asseguremo-nos de que Cristo habita em nós.

Pensa nisto.

22/06/2013

UMA PALAVRA…


O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão connosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. 1 João 1:3
Nos dias de hoje, os meios de comunicação tem desenvolvido de tal maneira, que coisas que estão acontecendo neste preciso instante em que escrevo estas linhas, já estão a ser transmitidos por diversos veículos de transmissão.
Podemos ficar a saber de situações que estão a acontecer noutras partes do mundo, no mesmo momento; já não é como antigamente que só quando liamos o jornal do dia seguinte ficávamos a saber.
Deus também nos faz ver coisas e entender assuntos que os jornalistas normais não se apercebem; falo das coisas espirituais, que só através do Espírito Santo podem ser discernidas e alias Deus só as revela a quem Ele quer.
João o apóstolo na sua carta, hoje usaria internet e outros meios, compartia com seus leitores aquilo que tinha visto e ouvido. João foi um testemunho vivo de Jesus, foi chamado por Ele para ser parte dos doze, portanto ouviu e viu em primeira mão a Jesus.
Nos últimos dias foi arrebatado no Espírito e levado ao céu para ver e ouvir coisas acerca dos últimos tempos e as deixou escritos no livro de Apocalipse para o nosso conhecimento e disse que somos bem-aventurados quando lemos estas coisas escritas ali.
Comunhão aqui tem que ver com amizade, companheirismo, identificação, neste caso com as coisas que João compartia com seus leitores, inclusive nós.
Identificar-nos com as revelações e ensinamentos que provêm do coração de Deus, que inspirou a João a escrever, para que haja uma unidade de fé e entendimento sobre os assuntos de Deus.
A Bíblia é a fonte de revelação de Deus para nossa vida, ela vai nortear nosso caminho, ela vai falar a nosso coração e espírito, para que juntamente com nossos irmãos na fé, que fazem parte da nossa geração nos identifiquemos e andemos em comunhão, em amizade espiritual e nos alegremos com as revelações de Deus escritas na Sagrada Escritura.
Não somente é para ter comunhão uns com outros, senão, também para ter comunhão com Deus Pai e seu Filho Jesus Cristo.
Esta comunhão se mantem quando mantemos uma vida que agrada a Deus, obedecendo seus mandamentos e conforme João fez, compartia o que via e ouvia.
Nós também nestes dias estamos vendo e ouvindo das maravilhas de Deus em nossas vidas e comunidades, as vezes em coisas muitos simples, mas marcantes, e as vezes espetaculares pela sua sobrenaturalidade, crendo que Deus é soberano para intervir como Ele achar melhor.
A comunhão com Deus Pai e com seu Filho Jesus Cristo e também com nossos irmãos na fé, não deve ser quebrada por atitudes erradas da nossa parte.
Todo aquilo que Deus nos revela deve ser compartido, dando glória e honra a quem merece, Deus. Nossos irmãos crescerão na graça e o conhecimento de Deus, se compartimos o que vemos e ouvimos.
Nossa comunhão com Deus e seu Filho crescerá, na medida que mantemos uma relação sincera, pura com Eles, porque verão que nosso coração não é mesquinho, nem egoísta, que só espera receber bênçãos e revelações só para nosso proveito pessoal.

Todo o contrário, aquilo que Deus vai nos revelando é para enriquecimento espiritual da Sua Igreja, por isso usemos dos meios que tenhamos para compartir a todo aquele que queira ver e ouvir das maravilhas de Deus e todo isto redundará para glória do Pai e do Filho.

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...