Eis aí a questão. A Bíblia disse: “Que os pensamentos e caminhos de Deus são mais altos que os pensamentos e caminhos do homem”.
Isso significa que a maneira de pensar e ver as coisas da perspetiva de Deus pode ser diametralmente oposta à perspetiva que o ser humano tenha sobre uma determinada situação.
Surgem a perguntas: Deus pode equivocar-se? Será que Deus muda de parecer a cada momento como o ser humano? Hoje pensa duma maneira e amanhã já pensa diferente.
A Palavra de Deus é eterna é inalterável, ela permanecerá para sempre, enquanto a Terra e os seus habitantes passaram, um dia acabará tudo.
O problema de muitas pessoas e inclusive alguns cristãos é que tentam humanizar Deus, e determinam que Deus deveria agir e pensar como eles pensam e até questionam o seu critério. Normalmente isto acontece porque só tem uma visão dum Deus que trabalha a seu favor, só para beneficia-los e quando surge um conflito que interfere com os seus planos pessoais ou altera o seu Modus Vivendi, então questionam Deus e infelizmente optam por ter a última palavra.
Para o cristão nascido de novo, a Palavra de Deus deve ter primazia e deve nortear a sua vida, ainda que ela vá contra a sua lógica e raciocínio humano. Deus não se equivoca, por isso é Deus. Devemos confiar plenamente no seu critério e perspetiva, porque isso será o melhor para nós. O cristão vive pela fé e se está escrito na Sagrada Escritura, então, devemos crer e fazer o que ela nos manda.
A última palavra deve ser a Palavra de Deus e não a nossa palavra. Através dos anos já me encontrei em situações em que tive que tomar uma posição, ou fazia o que a Palavra de Deus dizia-me ou fazia o que eu achava lógico se fazer e algumas vezes desobedeci, porque dei lugar à minha palavra e deu para torto.
Deus não se equivoca!
Isto de aprender a confiar na Palavra de Deus, não é dum dia para outro e Deus muitas vezes é paciente para esperar que aprendamos a confiar naquilo que Ele deixou escrito e que é para o nosso bem.
Sempre haverá este conflito e até aqueles que andamos anos com o Senhor sempre teremos esta batalha na nossa mente ante as circunstâncias que surjam.
Que prevalecerá? A Palavra de Deus ou a minha palavra?