16/05/2017

JACÓ XI


Depois dos acontecimentos terríveis provocados pelos filhos de Jacó, a destruição de todo um povo, Deus falou com Jacó para que voltasse a Bétel, o lugar onde lhe apareceu em sonhos e lhe revelou seus propósitos.

Jacó tinha uma família numerosa para estes tempos e pediu a todos eles para que se santificassem, para que entregassem cada ídolo que tivessem e assim fizeram. Jacó enterrou todo num lugar secreto que ele só sabia para que não fossem usados nunca mais.

Jacó tinha uma relação com Deus, mas não significava que todos a tivessem. Suas mulheres tinham muitos objetos idolátricos. A própria Raquel tinha roubado a seu pai Labão seus ídolos, sem Jacó sabe-lo. Tudo isso foi retirado do acampamento de Jacó, porque este entendia agora que o verdadeiro Deus não aceitava cultos a outros deuses e assim voltou a Bétel onde levantou um altar e ouviu a voz de Deus confirmando seus planos para com ele e os seus descendentes.

Na vida do cristão surgirão momentos especiais como Bétel, talvez não o chamaremos com esse nome, mas serão significativos, porque nessas oportunidades o Senhor revelará seu carácter e propósito para nós. Para que isso suceda tem que haver uma santificação, porque com o tempo sem querer acumulasse coisas que não são do agrado de Deus. Existe uma constante luta interior, entre o espírito e a carne com seus desejos egoístas que só procuram satisfazer o que ela quer.

Deus sempre nos levará a uma vida espiritual, a vida que agrada a Ele. Deus é Espírito e procura adoradores em espírito em verdade. Significado isso que nossa aproximação a Ele deve ser espiritual, deixando de fora todo o carnal e se tivéssemos pecado, deve estar acompanhado dum genuíno arrependimento. Por isso Jacó levou a sua família a separar-se de todo o que contaminava, porque Deus queria abençoar não somente a Jacó, senão também aos seus.

Deus ouve a um pecador? Deus ouve a um idólatra? Sim. Sempre e quando reconheça sua condição de pecador, separado Dele e reconheça também sua necessidade Dele. Por mais ídolos e atos religiosos que a pessoa acumule o faça, sejam imagens, fotografias ou amuletos religiosos, isso nunca o aproximará do Deus verdadeiro. Todo esse fervor religioso que nestes dias dominou a maioria dos católicos e não só, aqui em Portugal, pela visita do seu líder que veio para honrar a Fátima com todo o que isso implicou, rituais, cerimonias, etc. O único que fez, foi alimentar a ignorância, manter o culto mariano, elevar a santos a seres pecadores que nunca se arrependeram e indicar um caminho que nunca trará salvação a ninguém, nem a ele mesmo, pelo contrário é um cego guiando a cegos que acabarão cedo ou mais tarde na condenação eterna.

Queremos agradar a Deus? Deixemos a idolatria, enterremos esse passado e reconheçamos a Cristo, o Filho de Deus que levou sobre si o pecado da humanidade, a fim de abrir uma caminho para uma reconciliação com Deus e poder andar com Ele. Então, se haverá um Bétel, um lugar de encontro com Deus que durará para todo sempre.

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...