18/08/2017

CONTRASTES NA BÍBLIA VI: FELIZ E TRISTE


Uma definição de felicidade é o estado de quem é feliz, uma sensação de bem-estar e contentamento. Como é uma sensação, tem um limite de duração, pode ser horas, dias, meses ou temporadas mais prolongadas da vida.

A Bíblia disse que um homem ou mulher pode atingir a felicidade quando considera a Deus em seus caminhos. O Salmo 1:1-2 disse: “Bem-aventurado o homem…. Que, tem prazer na Lei do Senhor, e na sua Lei medita de dia e de noite”.

Não significa que o cristão viverá aqui na Terra de maneira permanente, inalterável ou intocável em relação a felicidade que o invade. Estamos no mundo e portanto sujeitos a que coisas menos boas possam surgir ante nós. Mas, se nossa fonte de alegria e felicidade é Deus, Ele concederá a seus filhos e filhas a força e a alegria para que possamos ser felizes ou mais que felizes como disse a Palavra de Deus e encontrar consolo apesar das provas que passemos.

Ser feliz em Deus não significa rir em todo tempo nem viver alheio as circunstâncias que nos rodeiam. É Deus quem fará a diferença nas nossas vidas. O gozo do Senhor é a nossa força!

Para o cristão, sua felicidade e que o faz estar feliz sempre é sua fé viva em Deus. Realizar a vontade de Deus que é perfeita, boa e agradável faz com que a felicidade que provêm de Deus inunde seu ser. Realizar a vontade de Deus dá um sentido a nossa existência e quando nossa motivação é servir a Deus e ao nosso próximo, isso enche de felicidade e satisfação. Quando o cristão fecha-se em se mesmo, vivendo uma vida egoísta e mesquinha com aquilo que o Senhor outorgou-lhe, a insatisfação, a frustração e outros sentimentos similares inundaram sua vida.

Como cristãos fomos chamados a ser felizes em Deus.

A tristeza é o estado de quem sente insatisfação, mal-estar ou abatimento, por vezes sem razão aparente. Provocando um estado depressivo ou nostálgico, pena, mágoa, aflição.

A tristeza em se não é pecado, é um estado da alma, por alguma razão específica e às vezes nem consegue-se definir porque nos sentimos dessa forma. Outras vezes, sabemos porque estamos assim, como por exemplo a doença de alguém, a morte dum ser querido, ficar desempregado, não ter recursos, uma ofensa, etc.

Permanecer em pecado não confessado, como foi o caso de David, que pensava que ninguém havia reparado o que fez, mas Deus sabia tudo o que havia cometido, levou-o a um estado de tristeza e amargura, até ficar doente, se bem certo era mas bem uma doença espiritual. Só quando se arrependeu e confessou seu pecado, a tristeza desapareceu e o gozo, a felicidade inundou novamente seu ser.

Jesus ensinou que não devemos permanecer sempre debaixo da tristeza, aflição ou abatimento, pelo contrário, devemos cobrar bom ânimo e levantar-nos e continuar andando, realizando os propósitos de Deus.

Todos estamos sujeitos a atravessar momentos de felicidade como momentos de tristeza. O cristão deve procurar desfrutar esse tempo de felicidade, mantendo uma atitude de gratidão a Deus pelo dom concedido. E, se atravessar períodos de tristeza, não esquecer que a nossa fonte de fortaleza no dia da aflição é Deus e que é poderoso para converter nosso lamento em dança. Glória a Deus!

pr. Carlos Arellano

40 ANOS

Moisés é o homem dos 40 anos. Foi criado no seio dos egípcios como um deles (Atos 7:22) até aos 40 anos. Foi levado ao deserto à ...